Inovação é atualmente a demanda mais solicitada tanto nas instituições
públicas e corporativas, quanto nos mais diversos setores da sociedade, com
ênfase especial na educação. É evidente que a base para qualquer inovação que
se pretenda reside no desenvolvimento da criatividade e na quebra de paradigmas.
Dessa forma, a importância de construir um ambiente educacional
favorável a promover a criatividade é fundamental dentro da instituição
escolar, exigindo reconfigurar a experiência e o fluxo do processo ensino-aprendizagem dentro da sala de aula.
Com esta preocupação o designer canadense Bruce Mau, iniciou um
movimento em 1998, selecionando práticas e ações para motivar e liberar a
criatividade. Embora seu objetivo visasse os designers, os conceitos são
válidos para qualquer profissional, inclusive educadores.
Bruce Mau acredita que o Design é uma nova maneira de aumentar a
qualidade do ensino das crianças e assim, gerar inovadores profissionais no
futuro. Ele entende que o poder do design não tem limites e tem a capacidade
de trazer mudanças positivas em uma escala global.
Com muitos adeptos à ideia, Mau elaborou um manifesto que recebeu o
nome de “Manifesto Incompleto”, por ter o objetivo de ser um movimento contínuo
e construído de forma colaborativa.
Segue abaixo, uma seleção de interessantes afirmativas contidas no
Manifesto Incompleto que favorecem nossa reflexão a respeito do assunto e sobre o trabalho do educador.
• Permita-se mudar com os acontecimentos: Você tem que estar disposto a
crescer. Crescimento é diferente de algo que acontece com você. Você pode
produzi-lo. Você vive isso. Para um crescimento significativo, é preciso estar
aberto para experimentar eventos e a vontade de ser mudado por eles.
• Esqueça o bom: Bom é uma quantidade conhecida. Bom é o que todos nós
concordamos. Precisamos, na verdade do ótimo, da excelência.
• O crescimento não é necessariamente o bom: Crescimento é uma
exploração constante. Se você já se contentar com um bom, você nunca vai ter um
crescimento real.
• Não deixe de lado os erros acidentais: A resposta errada é a resposta
certa em busca de uma questão diferente. Colecione respostas erradas como parte
do processo. Faça perguntas diferentes. Valorize os detalhes.
• Colabore: O espaço entre pessoas trabalhando juntas é cheio de conflitos,
atritos, alegria, prazer e vasto potencial criativo. Permita-se a colaborar
sempre.
• Fique acordado até tarde: Coisas estranhas acontecem quando você vai
longe demais, trabalhou muito duro e depois, se vê separado do resto do mundo.
• Pense com a sua mente: Esqueça a tecnologia. Criatividade não é
dependente desse recurso. Toda mudança começa conosco e não com os recursos. A
tecnologia é apenas recurso a ser disponibilizado para o que nós vamos
planejar.
• Processo é mais importante que resultado: Quando o resultado guia o
processo, nós somente iremos para onde já estivemos e pode levar a
procrastinação. Se o processo guia o resultado, nós podemos não saber para onde
estamos indo, mas saberemos que queremos estar lá.
• Ame seus experimentos: Prazer é a engrenagem do crescimento. Explore
a liberdade de moldar seu trabalho como lindos experimentos, interações,
tentativas, provas e erros. Olhe para a longa vista e permita a si mesmo a
diversão da falha todos os dias.
• Fique a deriva: Permita a si mesmo vagar sem rumo. Explore as
adjacências. Não faça julgamentos. Adie críticas.
• Continue se movendo: A sociedade, o mercado e suas operações têm a tendência de
reforçar o sucesso. Resista. Permita que a falha e a migração sejam partes de
sua prática.
• Não entre em premiações: Simplesmente não faça isso. Não é bom para
você.
Não é mais possível admitir que, em pleno século XXI, uma empresa ou
instituição escolar que almeja o sucesso não tenha como lema a inovação. Mas é
preciso combinar o princípio da inovação com o principio do processo criativo
e, junto com outras ações estruturantes, manterem-se competitivas.
Lembrando que inovar é o passo final de um longo caminho difícil,
ousado e de enfrentamento de mudanças, requerendo persistência, disciplina e determinação
por parte de todas as pessoas e de todos os setores. É possível!
Lembre-se que do século XXI, já passaram 15% e inovações na educação
até agora, nadinha de nada.
Já pensou a respeito disso? Manifeste sua opinião! Deixe seus
comentários!
Postado por Michel Assali
Gostei professor!
ResponderExcluirObrigado por esse pequeno momento de prazer.
Muito obrigado.
ExcluirEstamos aqui para compartilhar conhecimentos, aprender e ensinar.
Se tiver alguma contribuição, encaminhe pois será um prazer publicar.
Participe sempre.
Abraço.