Olá, gente...
Muitos já devem ter ouvido um velho ditado que diz mais ou
menos o seguinte: “Se você quer algo feito passe para uma pessoa ocupada.”
É bem verdade, pois existe um argumento de que as pessoas
ocupadas realizam e executam seu trabalho coma maior eficácia e eficiência. Porém,
não podemos nunca esquecer que passar mais atividades para uma pessoa ocupada é
conduzi-la para uma sobrecarga de trabalho, acarretando em fadiga e estresse, o
que não seria justo.
Isso também acontece
quando você desenvolver uma reputação de ser sensível, atenciosa ou atencioso,
ou ainda, generoso ou generosa. Com certeza, uma montanha crescente de solicitações
irá aparecer no seu caminho, atolando-o de trabalho.
É o momento de saber dizer NÃO !.
Convém aqui, citar um expoente da Gestão de Pessoas, Warren
Buffett que diz: " A diferença
entre as pessoas de sucesso e pessoas muito bem-sucedidas é que as pessoas
muito bem-sucedidas sabem dizer NÃO a quase tudo."
No meu caso particular dizer “não” não é assim uma tarefa
fácil. Tenho dificuldades em recusar, porém é preciso que os mais jovens possam
exercitar essa prática sem causar melindres ou problemas nos relacionamentos.
Para algumas pessoas, isso pode parecer fácil. Para outras e particularmente
para mim é um pouco mais complicado, principalmente se o “não” ocorrer em
momento errado com a pessoa errada.
Porém, eu aprendi que há uma grande diferença entre agradar e
ajudar as pessoas. E aprendi que existem muitas formas de negar um pedido sem
colocar em risco os relacionamentos e
contribuir para o desenvolvimento da demanda solicitada.
Diz ainda, Buffet: “Dizer não em determinadas situações,
deixa a pessoa mais livre para dizer “sim” em momentos mais importantes.”
Na pesquisa sobre o tema deparei com sugestões de frases de
efeito que contribuem para o exercício do “não”, sem provocar catástrofes
interpessoais. Convém ressaltar que tais
frases nunca serão a solução de uma situação, considerando uma série de circunstância,
sejam elas de ordem moral e ética.
Vejamos:
1- O
deferimento: "Estou super-lotado agora, mas sinta-se livre para dar prosseguimento"
2- O
encaminhamento: "Eu não estou qualificado para fazer o que você está
pedindo. Sugiro procurar fulano...”
3- A
introdução: "Eu conheço alguém que pode ser muito mais útil."
4- A
triagem: "Encontre meu colega, que dispões de um bom tempo para conversar
sobre o assunto."
5- A
ponte: "Converse com fulano. Vocês dois estão trabalhando em direção a
objetivos comuns"
6- O
grupo: "Tem mais gente com os mesmos questionamentos. Então vamos
conversar juntos e marcar uma reunião"
7- Demais
relacionamentos: "Se eu parar para te ajudar agora estaria deixando os
outros para trás."
8- Desculpa
difícil: “Lembre-se: É sua oportunidade de aprendizagem.”
E por aí vai... Não tão fácil assim.
Não acredito muito em frases de efeito para negar uma
solicitação. Porém os especialistas da área de gestão de pessoas, enfatizam
essa prática visando a melhor performance do gestor e a obtenção de eficácia e
eficiência no trabalho realizado.
E você sabe dizer “não”? Encaminhe suas sugestões!
Postado por Michel Assali
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