Olá, gente...
Sabemos que a Gestão Educacional teve origem na
Administração Geral e, à medida que os conhecimentos da Filosofia, Sociologia e
Psicologia evoluíram, seus impactos afetaram sensivelmente a
Pedagogia, a educação e a visão do processo ensino-aprendizagem.
Porém, alguns conhecimentos da Administração podem e até devem ser
utilizados e adaptados para a Gestão Educacional visando a avaliação institucional e a tomada de decisão.
Uma das ferramentas muito interessantes para a gestão é a
Análise do SWOT.
A Análise SWOT não tem um criador definido, mas muitos
acreditam que ela tenha sido desenvolvida na década de 1960, por professores da
Universidade Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados
Unidos. Portanto, como qualquer outra ferramenta considerada clássica na
administração, a Análise SWOT também foi pensada considerando o contexto da
grande empresa e, posteriormente, passou a ser adotada também em outras
situações, como em empresas de menor porte e em instituições educacionais.
Ferramenta para tomada de decisão e formulação de estratégia sendo
a base para a elaboração do planejamento estratégico a Análise SWOT usa uma
planilha para coletar informações de pontos fortes, pontos fracos,
oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo à instituição.
“Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos
(ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de
combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos
uma derrota. Se não nos conhecemos e nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as
batalhas” (Sun Tzu)
Significados envolvidos:
- Strengths (forças) - vantagens internas da instituição em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do serviço ou produto oferecido, bons controles e acompanhamentos internos, organização financeira, etc;
- Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da instituição em relação às concorrentes. Ex.: altos custos dos serviços ou produção, imagem ruim na comunidade, instalações inadequadas ou obsoletas, nome ou marca fraca, etc;
- Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da instituição. Ex.: mudanças nos hábitos da clientela ou comunidade, concorrência fraca, etc;
- Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da instituição. Ex.: novas instituições instaladas na região, perda de profissionais importantes, etc.
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Postado por Michel Assali
Ferramenta interessante! Gostei.
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