EDUCADORES
16 agosto, 2012
O professor como organizador da aprendizagem
Olá, gente...
Podemos dizer que o papel do professor como transmissor de informação e do conhecimento já passou, ou está com os dias contados. Temos ainda muita resistência, muita dificuldade e muita insegurança para superar essa concepção de docência.
Cada vez mais o professor vem assumindo um novo papel que inclui a mediação, caracterizada pelo estabelecimento de conexões entre informações, conteúdos e conceitos e pela organização da aprendizagem.
Isso mesmo!
O professor precisa ser o conector e o organizador desse processo.
Isso porque a realidade é impregnada de informações potencializadas pelas mídias e novas tecnologias. Porém, a quantidade de informações não garante qualidade da apropriação de conhecimentos à criança e ao jovem.
Nessa atmosfera caótica carregada de informações desconexas de sentido, o papel do professor, se faz necessário como profissional que se dedique em conectar e organizar práticas pedagógicas visando assegurar a construção de conhecimentos e o sucesso da aprendizagem.
Tarefa nova, difícil, porém não impossível. Requer estudos, pesquisas, práticas e coragem para superar as resistências nas mudanças das situações e ambientes de aprendizagem.
Um professor enquanto organizador da aprendizagem, precisa desenvolver algumas habilidades profissionais como:
a) Não deve ser autoritário. Porém, deve ser firme e coerente. Não tomar todas as decisões. Promover a participação do aluno em situações de o quê, como e quando fazer, visando desenvolver a autonomia consciente.
b) Deve ser sempre o líder do grupo de aprendizagem. É preciso conhecer bem o grupo, seus integrantes, estabelecer objetivos, distribuir tarefas, desafios, metas, parâmetros, critérios e procedimentos de ação.
c) Precisa compreender as diferenças individuais no grupo de trabalho e proporcionar situações para que todos se envolvam no processo, apoiando, incentivando, motivando os integrante do grupo, coletiva e individualmente.
d) Precisa atribuir responsabilidades de forma equilibrada sem sobrecarregar os integrantes do grupo e valorizar a liderança compartilhada na medida do possível.
e) Avanços, progressos, iniciativas, criatividade, precisam ser constantemente valorizadas e elogiadas. Também encorajar nos momentos de dificuldades e intervir pedagogicamente nas situações necessárias.
f) Deve promover a auto crítica e a auto avaliação, a liderança e o reconhecimento e superação dos fracassos. Demonstra que as situações de fracasso geram oportunidades de sucesso, baseadas em dedicação e estudos.
g) Precisa sempre manter controle, acompanhamento, avaliação de todos os momentos do processo visando o aperfeiçoamento, a eficácia e a organização do trabalho pedagógico.
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Postado por Michel Assali
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