EDUCADORES

30 agosto, 2012

Gestão da sala de aula


Olá, gente...

Diversas pesquisas têm apontado que, a incidência dos problemas disciplinares na sala de aula, impactam sensivelmente na qualidade da aula, colocando em risco a eficácia da mesma com prejuízo ao ensino e aprendizagem. Algumas pesquisas indicaram que, muitas vezes o tempos gasto pelo professor para a disciplina da sala é maior que o destinado à instrução e ensino, prejudicando todo o planejamento elaborado para dar conta do programa curricular.

O enfrentamento desses problemas tende a reduzir a preocupação com o plano de aula, prejudicando a metodologia e as técnicas de ensino, tornando a aula cansativa e enfadonha tanto para o aluno quanto para o professor.
Assim, os alunos são raramente incitados a discutir ou avaliar os conteúdos e materiais que eles estão aprendendo, dificultando também ao professor, o acompanhamento da aprendizagem individual e coletiva. Porém, nem tudo está perdido. Há luz no fim deste túnel.
Um programa de desenvolvimento de habilidades em gestão pode se tornar um forte aliado ao trabalho em sala de aula na medida em que, sendo bem planejado pela equipe docente podem reduzir sensivelmente os problemas disciplinares e aumentar a produtividade do professor: a gestão da sala de aula.
De acordo com os especialistas na área de educação, a gestão de escolas e a gestão da sala de aula têm como objetivo encorajar e estabelecer o autocontrole do estudante através de um processo de promoção das realizações e comportamento positivos do aluno. Desta forma, realizações acadêmicas, eficácia docente e comportamento docente e discente são diretamente ligados ao conceito de gestão da sala de aula e de escolas.

A gestão da sala de aula deve levar em conta três aspectos fundamentais:

- Gestão do conteúdo
- Gestão dos comportamentos
- Gestão do consenso

Gestão do conteúdo:

O tema aqui, não se refere apenas ao conteúdo disciplinar e específico de uma determinada disciplina ou componente curricular, mas a todas as habilidades e competências necessárias para o domínio daqueles conteúdos.
Como por exemplo, a manutenção da motivação e realização das atividades necessárias para gerar conhecimento e aprendizagem, envolvendo aspectos como compromissos, responsabilidades, envolvendo os alunos de maneira individual e coletiva, com respeito à diversidade intelectual.
As atividades precisam ser constantemente integradas, significativas e consistentes, envolvendo afinidades entre docentes, envolvendo atividades educacionais adicionais e problemas disciplinares relacionados à aprendizagem.
Neste sentido, o conteúdo refere-se à organização de um trabalho pedagógico voltado para produzir resultados no desenvolvimento de indivíduos respeitando sua diversidade.
Essa integração disciplinar levando em conta a diversidade humana tende a favorecer a elaboração de planejamentos eficazes, possibilitando aos professores conduzir suas salas de aula de uma forma melhor, mais efetiva e menos cansativa.

Gestão do comportamento:

Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. Além disso, eles devem sempre saber o que eles querem que seus alunos sejam capazes de fazer e envolvê-los nas respectivas atividades educacionais, sob as condições gerais de regras clara e explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula.

Esse procedimentos explicitam aos alunos o papel do professor para sua formação, evidenciando a organização da aula focada no ensino do conteúdo, favorecendo desenvolver independência, autonomia e responsabilidades.

Um bom plano de comportamentos envolve também a controle do professor para gerenciar os conflitos, de forma a produzir fluxogramas para a solução dos mesmos, considerando todos os aspectos legais do Regimento Escolar. Tais como: reconhecendo comportamento responsável, corrigindo comportamento impróprio e irresponsável, admoestação verbal gentil, distribuição preferencial de lugares nas sala, tempo devido, tempo fora da sala de aula, notificação dos pais ou responsáveis, registros de comportamento, impondo limites, notificações aos superiores, etc.

Todos esses componentes são apresentados para que eles possam ser identificados nos exemplos das melhores práticas de ensino.

Gestão do consenso:

A concepção da sala de aula necessita de re-significação. Embora tenham ocorrido avanços significativos na concepção da aprendizagem, a visão da sala de aula permanece vinculada concepções obsoletas.

Envolvendo indivíduos que atuam constantemente em grupos, a sala de aula precisa ser compreendida como um pequeno sistema social onde, o papel do professor e dos alunos precisa deixar de ser caracterizado como antagônico e ser compreendido como um ambiente de aprendizagem para todos. A condução do trabalho na sala de aula deve ser visto pelos alunos e professores como um trabalho de todos e para todos os seus integrantes, buscando os mesmos objetivos, ou seja, o sucesso, onde a co-participação é fundamental.
A cultura da sala de aula necessita de concepções inovadoras.
Todavia, ela é diretamente influenciada pela cultura da comunidade social do entorno, que pressiona pela consecução dos objetivos educacionais.
A forte conexão entre a escola e a comunidade deve ser constantemente revisada e modificada de acordo com as exigências do dinamismo da sociedade. Enquanto as escolas se diversificam, professores e alunos devem aprender a abordar e integrar diversidade em um grupo social escolar ou de sala de aula que seja eficaz.
Algumas pesquisas têm concluído que as escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e realização dos alunos com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Isso mesmo! Enfatizam que o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola e na sala de aula, minimizando os problemas disciplinares e aumentando a eficácia do ensino.
Portanto, problemas disciplinares relacionados à gestão da sala de aula podem ser resolvidos individualmente (entre o professor e o aluno) ou através da solução de problemas em grupo (reuniões em sala de aula).
À medida que a confiança entre professor e aluno aumenta, os problemas com disciplina diminuem e a aprendizagem torna-se eficaz com a garantia de um trabalho pedagógico de sucesso.

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Postado por Michel Assali.

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