Olá, gente...
Em educação, falar sobre ensino é sempre e muito mais fácil do que a
ação em sala de aula. Considerando a estrutura organizacional das nossas
instituições educacionais, conduzir um trabalho eficaz e fidedigno de avaliação,
torna-se complexo e difícil para a ação docente.
São programas extensos, classes ainda numerosas, excesso de carga horária,
sobrando pouco tempo do trabalho docente
destinado à reflexão, elaboração e atendimento individualizado de alunos, etc.
Nesse mar de dificuldades, acompanhar o desempenho dos alunos com
vistas ao diagnóstico e intervenções adequadas, torna-se um grande desafio
principalmente quando o docente pretende inovar aspectos da avaliação e do uso de
instrumentos de coleta de dados de desempenho.
Nem sempre há tempo para corrigir as deficiências e intervir eficaz e
rapidamente para a superação das dificuldades do aluno.
Contribuindo com o trabalho docente, foram selecionadas algumas
interessantes dicas de estratégias que podem ajudar o professor no uso de procedimentos
de coleta de dados (ou instrumentos de avaliação), com uso diário e com
sensíveis impactos no planejamento curricular.
Vamos lá:
1- Uma questão em aberto que
possa forçá-los a falar e escrever.
Evite perguntas em que o tipo de respostas seja “sim / não” e frases
como "Será que isso faz sentido?" Em resposta a estas perguntas, os alunos
geralmente responder "sim". Para ajudar os alunos a compreender
as ideias tratadas, faça perguntas abertas que possam exigir dos alunos
habilidades de argumentar, organizar as ideias e expor verbalmente ou por
escrito.
2- Reflexão para os minutos
finais da aula.
Durante os últimos cinco minutos de aula perguntar aos alunos a
refletir sobre a aula e anote o que aprenderam. Em seguida, pedir-lhes para
considerar como eles iriam aplicar este conceito ou habilidade em um ambiente
prático.
3- Teste relâmpago para os
minutos finais.
Dê um pequeno teste no final da aula para verificar se a compreensão do
conteúdo.
4- Elaboração de um breve resumo
do assunto tratado.
Peça aos alunos resumir ou parafrasear conceitos e lições
importantes. Isto pode ser feito de diversos modos: verbal, gestual,
desenhos, mapas conceituais, etc.
5- Cartões da resposta
Uso de cartões de índice, sinais, quadros brancos, quadros magnéticos,
ou outros itens, são simultaneamente realizados por todos os alunos da classe
para indicar sua resposta a uma pergunta ou problema apresentado pelo professor.
Usando dispositivos de resposta o professor pode observar facilmente as
respostas individuais dos alunos ao ensinar todo o grupo.
6- Posicionamentos de grupo
Uma visão rápida e fácil de compreensão do aluno, O professor cria
espaços de compreensão determinados e os alunos se deslocam para o espaço
apropriado após a pergunta encaminhada. Exemplos de espaços: “eu concordo
plenamente”, “eu discordo”, “eu preciso de mais dados”, “estou em dúvida”, etc.
Essa atividade movimenta a sala.
7- Cochicho
O professor encaminha a pergunta e determina um tempo para que os
alunos vizinhos cochichem sobre a resposta. Após o tempo determinado o
professor solicita as respostas e realiza as leituras e intervenções
necessárias.
8- Término da aula com pergunta
única (para próxima aula).
Pergunte a uma única pergunta específica com um objetivo específico que
pode ser respondida dentro de um minuto ou dois. Você pode examinar
rapidamente as respostas escritas para avaliar a compreensão do aluno.
9- Seminário socrático
Os alunos fazem perguntas uns dos outros sobre uma questão essencial,
tópico ou texto selecionado. As perguntas deverão dar início a discussões
e seleção de respostas e novas perguntas a serem feitas pelos alunos. Isso
possibilita aos alunos a reflexão e a formulação de questões.
10- Técnica do 3-2-1
Os alunos consideram que aprenderam, respondendo às seguintes perguntas
ao final da aula: 3 coisas que aprenderam com a aula; 2 coisas que querem
saber mais sobre o tema; e 1 pelo menos uma pergunta formulada.
11- Bilhete de resposta
instantânea
Os estudantes escrevem em resposta a uma solicitação específica para um
curto período de tempo. O Professore recolhe as respostas como
"bilhetes" para verificar a compreensão de um conceito ensinado aos
alunos. Este exercício gera rapidamente várias ideias que poderiam ser
transformados em mais fragmentos de escrita para um momento posterior.
12- Equívoco em cheque
Localize possíveis equívocos conceituais e os coloque em discussão, sem
constranger nenhum aluno. Pergunte-lhes se concordam ou discordam e que
possam explicar as razões.
13- Instrumentos diversificados
Os professores devem usar técnicas de modo a envolver o aluno de forma
grupal e individual e aplicar instrumentos diversificados de coleta de dados de
forma a contemplar os variados estilos de aprendizagem. Evitar ao máximo as
repetições de técnicas.
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Postado por Michel Assali
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