Olá, gente...
Essa postagem não é novidade nesse blog.
Todavia, em virtude do momento de aproximação das reuniões bimestrais
ou trimestrais dos conselhos de Classe e Série e das reuniões de pais, penso
que esse conteúdo seria de grande valia sê retomado à discussão prévia tanto
pelos educadores como pelos pais.
O foco de todo o processo de aprendizagem se concentra na relação
professor-aluno. Certamente é o grupo onde a carga de trabalho se dá com toda a
intensidade do processo temperado pelas relações interpessoais e apimentado por
diversas situações de conflitos.
Para os alunos, o sistema de suporte educacional não recai apenas sobre o professor, seja ele polivalente ou especialista, mas também, ao papel da família a qual deve estar informada, solidária e conectada ao processo educativo.
Para os alunos, o sistema de suporte educacional não recai apenas sobre o professor, seja ele polivalente ou especialista, mas também, ao papel da família a qual deve estar informada, solidária e conectada ao processo educativo.
A participação da família na vida escolar da criança e do jovem é um
dos grandes desafios da educação brasileira, marcada fortemente por um sensível
distanciamento dos processos educacionais numa medida inversamente proporcional
à evolução do aluno nos diferentes níveis da escolaridade básica.
Nesse sentido a comunicação escola-família torna-se fundamental para
esse estreitamento, considerando os dispositivos legais que ressaltam a
responsabilidade da educação ser compartilhada entre a família e a escola,
sejam nas atividades curriculares e extracurriculares.
Portanto, é preciso ter esclarecimentos sobre a quem recai o papel da educação e o da escolarização das crianças e jovens.
As recomendações sugeridas pela escola aos pais para que estes se
envolvam com o processo da aprendizagem, geralmente encaminham ações da
seguinte ordem:
- " Pergunte à criança ou jovem como foi o dia dela na escola.”
- " Procure ajudar com a lição de casa. "
- " Busque conhecer suas dificuldades e ansiedades."
- " Converse com eles sobre seus ideais e a importância da educação."
- " Encaminhe para aulas particulares ou reforço, sê necessário."
- " Pergunte à criança ou jovem como foi o dia dela na escola.”
- " Procure ajudar com a lição de casa. "
- " Busque conhecer suas dificuldades e ansiedades."
- " Converse com eles sobre seus ideais e a importância da educação."
- " Encaminhe para aulas particulares ou reforço, sê necessário."
Embora sejam coerentes, essas recomendações não mobilizam as famílias
em direção ao envolvimento com a aprendizagem e não serão suficientes para
desenvolver um clima de confiança com relação à Proposta Pedagógica da escola.
Nesse aspecto, a transparência da Proposta Pedagógica de uma escola é fundamental para promover essa credibilidade, sem que tenha como foco apenas as informações das atividades extracurriculares, mas também, naquilo que o professor desenvolve em sala de aula com os alunos, ou seja, nas habilidades e competências decorrentes dos conteúdos curriculares, atividades, avaliações, etc.
Nesse aspecto, a transparência da Proposta Pedagógica de uma escola é fundamental para promover essa credibilidade, sem que tenha como foco apenas as informações das atividades extracurriculares, mas também, naquilo que o professor desenvolve em sala de aula com os alunos, ou seja, nas habilidades e competências decorrentes dos conteúdos curriculares, atividades, avaliações, etc.
Assim, e em favor dessa transparência do processo educacional, seguem
exemplos de questões que os pais podem fazer sobre a educação dos alunos as
quais deverão ser prontamente respondidas, “na ponta da língua”, pelos
professores e educadores da escola.
Embora algumas das perguntas tendem a parecer contundentes, inexiste a
intenção de causar qualquer melindre ou desconforto, mas o de provocar a
reflexão sobre o papel docente, visto por uma outra face do prisma educacional.
Muitas dessas questões raramente serão objeto das interações entre pais
e professores e talvez jamais serão feitas. Porém, o objetivo aqui é motivar a
preparação e a revisão das práticas docentes à luz das teorias e tendências
educacionais.
Para que a atividade tenha maior eficácia, faça as perguntas se
colocando como pai e procure respondê-las como professor e educador.
Vamos às perguntas!
Então, imagine o pai de seu aluno perguntando:
1- Que padrões acadêmicos você usa e o que eu preciso saber sobre eles?
2- Como você identifica o esforço do meu filho em sala de aula?
3- Quais são os conceitos e conteúdos mais importantes que meu filho precisa entender até o final do ano?
4- Que técnicas você utiliza para tratar dos pontos fracos e fortes de seus alunos?
5- Como você organiza o trabalho de modo a desenvolver a criatividade e pensamento inovador em sua sala de aula?
6- Que atividades e estratégias você utiliza para desenvolver o pensamento crítico em sua sala de aula?
7- Como suas avaliações contribuem para promover a aprendizagem e não apenas uma simples mensuração?
8- O que posso fazer para apoiar a aprendizagem em casa?
9- O que tipos de perguntas você sugere para que eu faça ao meu filho sobre as atividades realizadas em suas aulas?
10- Como você desenvolve a aprendizagem personalizada com seus alunos?
11- Que critérios você utiliza para acompanhar o progresso acadêmico?
12- Que estratégias de ensino você utiliza ou pretende utilizar no processo de aprendizagem ao longo do ano?
2- Como você identifica o esforço do meu filho em sala de aula?
3- Quais são os conceitos e conteúdos mais importantes que meu filho precisa entender até o final do ano?
4- Que técnicas você utiliza para tratar dos pontos fracos e fortes de seus alunos?
5- Como você organiza o trabalho de modo a desenvolver a criatividade e pensamento inovador em sua sala de aula?
6- Que atividades e estratégias você utiliza para desenvolver o pensamento crítico em sua sala de aula?
7- Como suas avaliações contribuem para promover a aprendizagem e não apenas uma simples mensuração?
8- O que posso fazer para apoiar a aprendizagem em casa?
9- O que tipos de perguntas você sugere para que eu faça ao meu filho sobre as atividades realizadas em suas aulas?
10- Como você desenvolve a aprendizagem personalizada com seus alunos?
11- Que critérios você utiliza para acompanhar o progresso acadêmico?
12- Que estratégias de ensino você utiliza ou pretende utilizar no processo de aprendizagem ao longo do ano?
13- Você usa metodologias diferentes (ou do tipo: aprendizagem baseada
em problemas, baseada em jogos, baseada em projetos, etc.), e como você vê os
principais benefícios dessas abordagens?
14- Que técnicas e recursos inovadores você utiliza no seu trabalho em sala de aula?
15- Que recurso tecnológico você sugere para que meu filho utilize para uma aprendizagem autônoma fora da sala de aula?
16- Quais as dificuldades mais comuns que oferecem resistência ao progresso acadêmico de seus alunos?
17- Que ações você tem realizado que contribuem para as mudanças da educação?
14- Que técnicas e recursos inovadores você utiliza no seu trabalho em sala de aula?
15- Que recurso tecnológico você sugere para que meu filho utilize para uma aprendizagem autônoma fora da sala de aula?
16- Quais as dificuldades mais comuns que oferecem resistência ao progresso acadêmico de seus alunos?
17- Que ações você tem realizado que contribuem para as mudanças da educação?
18- Como você vê o papel do professor no processo de aprendizagem?
19- Que questões não foram perguntadas, mas que deveriam constar desta relação? Encaminhe!
19- Que questões não foram perguntadas, mas que deveriam constar desta relação? Encaminhe!
Procure responder essas e tantas outras questões sobre o trabalho
docente.
Tenho a certeza que o enriquecimento será de grande valia.
Aproveite para compartilhar com outras pessoas.
Encaminhe suas questões e deixe seus comentários!
Postado por Michel Assali
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