Olá, gente...
O início do ano letivo é sempre marcado por reflexões e
planejamentos envolvendo inúmeros profissionais da educação de forma direta ou
indiretamente sempre visando a melhoria da qualidade do ensino. É também um
grande momento para aperfeiçoar as, linguagens, conceitos e concepções educacionais
bem como da utilização de modelos e tecnologias que possam inovar a educação e
o aprendizado.
Nesse sentido, um índice de coleta de modelos de
aprendizagem, envolvendo teorias, formas, modelos, terminologias, tecnologias e
pesquisas, poderá ser muito útil como sugestões para as leituras e reflexões a
respeito das tendências educacionais para este século.
O índice que encaminho a seguir será sempre incompleto tendo
em vista a dinâmica social e os impactos das mudanças e políticas públicas na
educação, acarretando, portanto, constantes revisões para que a lista seja
sempre atualizada.
A expectativa a respeito desse índice é que você possa
aprofundar conhecimentos e pesquisas sobre seu centro de interesse e contribua
para participar do enriquecimento do mesmo.
Então, vamos ao índice.
- Aprendizagem
Baseada em Atividade
De acordo com a Universidade de Harvard, "num curso de
Aprendizagem Baseada em Atividade, os estudantes organizam e executam as
atividades, o trabalho de campo, a pesquisa tendo por base o trabalho coletivo
e na realização de estágios em conjunto com o trabalho em sala de aula. A
pedagogia ABA visa enriquecer a experiência acadêmica e os resultados de aprendizagem
dos alunos, relacionando a teoria à prática, conceitos a métodos, usando dados
e insights que eles obtêm por meio do engajamento com uma visão maior do mundo."
- Ensino Híbrido
Ensino híbrido (ou aprendizagem híbrida) é um modelo que
combina experiências de aprendizagem digitais e presencial. O Instituto
Christensen para Disruptive Innovation define o Ensino híbrido como um programa
de educação formal em que um estudante aprende:
1) pelo menos em parte, através da aprendizagem on-line, com
algum elemento de controle ao aluno ao longo do tempo adequando local, percurso
e ritmo;
2) pelo menos em parte, em um ambiente supervisionado (longe
de casa).
3) e as modalidades ao longo caminho de aprendizagem de cada
aluno dentro de uma disciplina ou assunto são conectados para fornecer uma
experiência integrada de aprendizagem .
É geralmente aceite que existem quatro modelos de blended
learning (ensino híbrido): Rotação, Flex, A la carte e Enriquecido Virtual
. O Instituto Christensen esclarece que "o modelo de rotação inclui
quatro sub-modelos: Rotação em estações,
Laboratório de rotação, Sala de aula invertida e Rotação individual"
Existem defensores da ideia de que uma parte do currículo do
ensino médio seja desenvolvida de exclusivamente em forma digital.
- Aprendizagem
Cognitiva
A aprendizagem cognitiva centra-se na "aprendizagem
guiada pela experiência em habilidades e processos cognitivos e
metacognitivos" (Collins, Brown, & Newman, 1989, 457 p.),
"O método é essencialmente destinado a ensinar os processos
de resolução de problemas que os especialistas usam para lidar com tarefas
complexas. Aprendizagens cognitivas visam permitir que os alunos aprendam
estratégias e habilidades no contexto de sua aplicação a problemas realistas,
dentro de uma cultura focada e definida pela prática especialista. "
- Construtivismo
Coletivo
A teoria da aprendizagem no qual os alunos atuam em rede não
apenas para construir e assimilar seu próprio conhecimento e suas próprias
oportunidades de aprendizagem, mas contribuir deliberadamente com suas
pesquisas e conhecimentos com a criação de uma base de dados e recursos para e
com a sua comunidade escolar e local. (Holmes & Gardner 2006).
- Aprendizagem
Conectada
Um modelo de aprendizagem por Mídia Digital e Aprendizagem
que enfatiza o papel das interações sociais como um catalisador para a
aprendizagem.
- Construtivismo
A teoria da aprendizagem que sugere que "as pessoas
constroem sua própria compreensão e conhecimento do mundo através de
experimentar coisas e refletir sobre essas experiências" (Christie,
2005). (14)
- Diferenciação
Segundo o especialista Dr. Carol Tomlinson, a diferenciação
não é uma estratégia de ensino, mas sim uma forma de pensar sobre a
aprendizagem. Em termos de aplicação, é o projeto específico de
"conteúdo, processo ou produto" de acordo com o perfil, a
disponibilidade e o interesse de um estudante em aprender aquele conteúdo.
Tomlinson explica que "a diferenciação não presume
tarefas diferentes para cada aluno, mas sim apenas suficientemente flexível na
complexidade e passível de ajuste
contínuo.
Em suma, a diferenciação é o processo de personalizar metas
de aprendizagem universais para grupos de estudantes. Como tal, está
intimamente relacionada com o ensino personalizado e aprendizagem
individualizada.
- Cidadania Digital
Karen Mossberger, Professor Associado da Universidade de
Illinois em Chicago, define cidadania digital simplesmente como "a
capacidade de participar na sociedade online."
Terry Heick oferece uma definição de cidadania digital como
"A qualidade dos hábitos, ações e padrões de consumo que têm impacto sobre
a ecologia de comunidades e conteúdo digital."
- E-Learning
Aprender expressamente através de cursos on-line e recursos
digitais relacionados.
- Sala de Aula
invertida (Flipped)
Dito de forma simples, uma sala de aula invertida é aquela
em que os alunos são introduzidos para o conteúdo em casa através de
ferramentas digitais (geralmente de vídeo) e depois praticá-la na sala de aula,
sob a orientação de um professor. Este é o reverso do padrão tradicional,
onde os alunos são introduzidos para o conteúdo na escola, e depois praticá-la
em casa sem a orientação do professor.
-Aprendizagem através
do jogo
O processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, ou
entendimentos conceituais através do jogo.
De acordo com Johan Huizinga, o jogo é “uma atividade
que prossegue dentro de certos limites de tempo e espaço, em uma ordem visível,
de acordo com regras livremente aceitas e fora da esfera da necessidade ou
utilidade material”.
A atividade em game provoca o entusiasmo e o desafio de
superação, além de produzir um sentimento de exaltação e tensão que acompanha a
ação.
- Mooc
Um acrônimo para Massively Open On-line Course, um curso
digital que permite o acesso assíncrono para o conteúdo, com a utilização de
plataformas digitais como o Moodle.
- Aprendizagem móvel
As Nações Unidas definem a aprendizagem móvel como
"aprendizagem móvel envolve o uso de tecnologia móvel, por si só ou em
combinação com outras tecnologias da informação e comunicação (TIC), para
permitir a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. A
aprendizagem pode se desdobrar em uma variedade de formas: as pessoas podem
usar dispositivos móveis para acessar recursos educacionais, conectar com
outras pessoas, ou criar conteúdo, tanto dentro como fora da sala de
aula. A aprendizagem móvel abrange também os esforços para apoiar os
objetivos educacionais amplos, como a administração eficaz dos sistemas de
ensino e uma melhor comunicação entre as escolas e as famílias. "
- Aprendizagem
personalizada
O processo de concepção de uma experiência de aprendizado
para um aluno individual, incluindo conteúdo, modelo, formas de avaliação e metodologia.
A aprendizagem personalizada pode decorrer de qualquer
experiência de aprendizagem que é auto-iniciada e autodirigido em busca de
resultados que inicialmente são pessoais e pertinentes e específicas ao
aprendiz.
- Baseada em Ambientes
Educacionais
A aprendizagem baseada em ambientes educacionais defende a
utilização dos ambientes e espaços sociais a serem explorados como recursos
para gerar aprendizagens. O patrimônio
local, arquitetônico, cultural, paisagens, etc. passam a ser considerados como
fundamentais para oportunidades e experiências de aprendizagem. Esses recursos
são utilizados como uma base para o estudo das artes, da linguagem, matemática,
estudos sociais, ciências e outras disciplinas do currículo, enfatizando o
aprendizado através da participação em projetos de serviços sociais na própria
escola e comunidade local.
- Aprendizagem
Baseada em Problemas
Similar a aprendizagem baseada em desafios, a aprendizagem
baseada em problemas é um quadro de aprendizagem que utiliza problemas
(idealmente autêntico e altamente pessoal) para enquadrar as experiências de
aprendizagem. A aprendizagem baseada em problemas, usa o problema para provocar
a necessidade do saber no estudante, despertando a motivação e contexto para a
experiência de aprendizagem.
- Aprendizagem
Baseada em Projetos
Um método de elaboração do currículo que resulta em
estudantes que aprendem por meio de projetos (em vez de simplesmente completar
projetos).
A ideia central da aprendizagem baseada em projetos é que os
problemas do mundo real capturar o interesse dos alunos e provocar reflexão
séria para que os alunos possam adquirir e aplicar novos conhecimentos num
contexto de resolução de problemas.
O professor desempenha o papel de facilitador, incentivando
a formulação de perguntas que relevantes, estruturando tarefas significativas,
treinando tanto o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades sociais, e
avaliar criteriosamente o que os alunos aprenderam com a experiência. Os
defensores afirmam que a aprendizagem baseada em projetos ajuda a preparar os
alunos para as habilidades de pensamento e colaboração necessárias no mundo do
trabalho.
- Andragogia
Forma de organizar a aprendizagem para adultos, aplicado
especialmente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Heutagogia
Um termo cunhado por Stewart Hase, heautogogia é o estudo da
aprendizagem auto-dirigida, onde o professor e aluno são coparticipantes,
autônomos e produtores do se próprio conteúdo e aprendizagem.
Tem mais alguma sugestão para acrescentar na lista?
Encaminhe para copartilhar.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.