Olá, gente...
Começa o ano letivo e a escola passa a
figurar como um importante componente social que promove encontros e
reencontros de pessoas. Pais, alunos e educadores compõe uma rede de
personagens que se relacionam sob normas, regimentos e regras sociais, determinando
o que denominamos de comunidade escolar ou educativa. Enfim, a escola volta a ser um organismo vivo,
dinâmico em movimento constante.
Que
bom!
Inerente ao processo educativo, o
planejamento dá o tom aos currículos escolares, mobilizando gestores e docentes
em direção a atender necessidades, anseios, filosofias da comunidade escolar,
subsidiadas pelos objetivos educacionais gerais e específicos e todas as
atividades escolares.
Praticamente, em todos os textos referentes
aos planejamentos, destacam-se alguns verbetes ou termos clássicos e, entre
eles, o termo referente à formação do “pensamento crítico” o qual deverá se
desenvolvido ao longo de sua escolaridade com ênfase nas séries finais do Ens. Fundamental
e, em especial, no Ensino Médio e Superior.
Aqui, vale perguntar. Mas, o que vem a ser
“pensamento crítico”?
Para os educadores, o termo pensamento
crítico é semelhante a palavras como democracia, gestão democrática,
construtivismo, etc. Você ouve as pessoas usá-los o tempo todo, mas
ninguém parece entender exatamente o que eles significam ou como são
desenvolvidas e avaliadas no cotidiano escolar.
Este falta de clareza etimológica acarreta em
banalização da utilização dos termos que vão sendo empregados nos textos
pedagógicos sem uma devida atenção quanto ao seu significado, notadamente ao se
elaborar o planejamento escolar. Sem esses cuidados, os termos aparecem nos
textos visando torná-los mais bonitos e complexos, porém esvaziados de conceituação
e sentido prático, ou seja, apenas “para
inglês ver”.
Segundo o coletado na Wikipédia, “Pensamento
crítico é um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o
que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal
ou escrita, ou argumentos. Pensamento crítico pode envolver
determinar o significado e significância do que está sendo observado ou
expresso, ou, em relação a uma dada inferência ou argumento, determinar se há
justificativa adequada para aceitar a conclusão como sendo verdadeira.”
Fisher e Scriven (1997, p. 20) definem o
pensamento crítico como uma "Habilidosa e ativa interpretação e avaliação
de observações, comunicações, informação e argumentação."
Parker e Moore (Critical Thinking) o
definem mais precisamente como sendo a determinação cuidadosa e deliberada
sobre aceitar, rejeitar ou suspender o julgamento acerca de uma dada afirmação
e o grau de confiança que alguém deve aceitar ou rejeitá-lo.
No uso contemporâneo,
"crítico" tem uma conotação de expressar desaprovação, o que não
é sempre verdadeiro no pensamento crítico. Uma avaliação crítica de argumentos,
por exemplo, pode concluir que é um bom argumento.
O pensamento crítico é entre as primeiras
causas para a mudança (pessoal e social), porém, sem a assimilação de conhecimentos
é impossível de ser desenvolvido.
Mais do que a definição e conceituação, o
pensamento crítico exige contextualização. É fundamental a análise e conhecimento
do entorno e a visão apurada, pois quanto mais conhecimento, melhor desenvolvimento
do pensamento crítico.
Compartilho da definição obtida no site Criticalthinking.org
referente ao pensamento crítico quando afirma:
"O pensamento crítico é que o modo de
pensar - sobre qualquer assunto, conteúdo ou problema - em que o pensador
melhora a qualidade do seu pensamento por habilmente analisar, avaliar e
reconstruí-lo. O pensamento crítico é autodirigido, autodisciplinado, automonitorado
e pensamento autocorretivo. Ela pressupõe concordância com padrões
rigorosos de excelência e de comando consciente do seu uso. Ele implica
uma comunicação eficaz e capacidade de resolver problemas, bem como um compromisso
para superar o nosso egocentrismo nativo e sociocentrismo. "
Enfim, para pensar criticamente exige que
você agregar conhecimento, formar algum tipo de entendimento e depois articular
tudo para um formulário específico (por exemplo, ensaio argumentativo) e público.
Pense sobre o que isso significa. Conheça,
mais! Pesquise e aprofunde conhecimentos sobre o assunto.
Compartilhe e encaminhe comentários.
Postado por Michel Assali
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