Olá, gente...
As contribuições da Neurociência na educação e em especial na aprendizagem, tem possibilitado agregar ao trabalho docente novas concepções e conceitos sobre o funcionamento do cérebro e da mente, e seu impactos na elaboração de metodologias eficazes de aprendizagem.
Segue abaixo uma pequena lista de termos da Neurociência que o professor precisa conhecer para melhor iniciar seus estudos nessa área tão interessante e do conhecimento sobre educação.
31 termos da Neurociência que todo professor deve saber
Conhecimento
Isso se refere ao
processo mental pelo qual nos tornamos conscientes do mundo, que nos permite usar essa informação para
resolver problemas e fazer sentido do mundo. Este conceito é um pouco
simplificado, mas refere-se a cognição, ao pensamento e de todos os processos
mentais relacionadas ao pensamento.
Sistema Nervoso
Central
Esta é a porção do
sistema nervoso compreende o cérebro e a medula espinhal.
Axônio
Esta é a extensão
fibrosa minúscula do neurônio, trata-se
de uma extensão do corpo da célula, levando o sinal que chega ao corpo celular para
outras células alvo (neurônios, músculos, glândulas).
Cerebelo
Esta é uma grande
estrutura localizada na porção posterior de nosso encéfalo, e ligeiramente abaixo do cérebro e na parte superior ao tronco encefálico. Esta
estrutura é muito importante no controle motor, no equilíbrio e no planejamento
dos movimentos, bem como no aprendizado e memória sensorial,perceptiva e
motora..
Córtex cerebral
Esta é a camada mais
exterior dos hemisférios cerebrais do cérebro. O córtex controla toda a
atividade consciente, incluindo planejamento, resolução de problemas, linguagem
e fala. Ela também está envolvida na percepção e atividade motora
voluntária.
Dendritos
Extensões
protoplasmáticas que brotam principalmente dos corpos celulares de
neurônios. Dendritos captam os impulsos elétricos E os conduzem em direção
ao axônio do neurônio. Um único nervo pode possuir muitos dendritos. Os
dendritos podem aumentar em tamanho e número, em resposta às habilidades
aprendidas, experiências e armazenamento de informações. Novos dendritos
podem crescer como ramos de neurônios frequentemente ativados. Proteínas
especiais podem estimular o crescimento de dendritos.
Amígdala
Parte do sistema
límbico no lobo temporal. A amígdala se acreditava primeiro a funcionar
como um centro do cérebro para responder apenas à ansiedade e ao
medo. Quando a amígdala está num estado de tensão, o medo, a ansiedade ou
ativação induzida, a nova informação vinda através das áreas de entrada
sensoriais do cérebro não pode passar através do filtro afetivo da amígdala e
obter acesso aos circuitos de memória, sendo assim bloqueada. A amígdala é também
um modulador afetivo da memória.
Dopamina
Um neurotransmissor
associado com atenção, tomada de decisão, função executiva e de aprendizagem
relacionada a estímulos e recompensas. Exames revelam uma maior liberação
de dopamina, enquanto as pessoas se envolvem em ações de brincar, rir, fazer
exercícios físicos, ou receber o reconhecimento (por exemplo, o elogio) na
realização de atividades.
Funções Executivas
Processamento
cognitivo da informação que ocorre em áreas do córtex pré-frontal que exercem
controle consciente sobre suas emoções e pensamentos. Este controle
permite que a informação padronizada seja utilizada para organizar, analisar,
classificar, conectando, planejando, priorizando; fornecendo assim um seqüenciamento
com auto-monitoramento, auto-correção, avaliação, abstrações e resolução de
problemas. Atua concentrando a atenção e relaciona informações para as ações
apropriadas.
Ressonância Magnética
Funcional
Este tipo de imagem
funcional do cérebro utiliza as propriedades paramagnéticas de hemoglobina que
transporta oxigênio no sangue para demonstrar que as estruturas cerebrais são
ativadas e em que grau durante vários desempenho e atividades
cognitivas. Durante a maioria das pesquisas de aprendizagem, os indivíduos
foram examinados enquanto estavam expostos a ações visuais, auditivas ou,
estímulos táteis. O examine revelar em tempo real as estruturas do cérebro que
são ativadas por essas experiências.
Glia
Estas são células
especializadas que nutrem, dão sustentação, fazem a defesa e complementam a atividade dos neurônios no
cérebro. Os astrócitos são os mais comuns e parecem desempenhar um papel
fundamental na regulação da quantidade de neurotransmissores nas sinapses.
Massa ou matéria
cinzenta
A matéria ou massa cinzenta
refere-se à cor cinzento acastanhada dos corpos de células nervosas (neurônios)
do córtex exterior do cérebro, em comparação com a substância branca, que é
composta principalmente de células de suporte e feixes de axônios que fazem a
ligação. Os corpos de neurônios são mais escuros do que a outra matéria do
cérebro, de modo que o córtex ou camada exterior do cérebro aparece cinzento
escuro e é chamado de "matéria cinzenta" porque os corpos dos neurônios
são mais densos nessa camada.
Hipocampo
Um cume no chão de
cada ventrículo lateral do cérebro que é constituído principalmente por matéria
cinzenta, que tem um papel importante nos processos de memória. O
hipocampo tem entradas sensoriais e as integra com padrões relacionais ou
associativos de memórias pré-existentes, ligando assim as informações do novo
input sensorial em padrões armazenáveis de memórias relacionais.
Sistema Límbico
Este é um grupo de
estruturas funcionalmente ligadas ao desenvolvente no cérebro (incluindo a
amígdala, córtex cingulado, hipocampo, septo e gânglios basais). O sistema
límbico está envolvido na regulação da emoção, memória e processamento de
comunicação sócio-emocional complexa.
Memória de longo prazo
Memória de longo prazo
é a memória criada quando a memória de curto prazo é reforçada através da
análise e associação significativa com os padrões existentes e o conhecimento
prévio. Este reforço resulta em uma mudança na estrutura física dos circuitos
neuronais, com estabelecimento efetivo de sinapses.
Metacognição
O conhecimento sobre o
próprio tratamento e estratégias que influenciam sua própria aprendizagem, que
pode otimizar a aprendizagem de informações futuras. Depois de uma aula ou
de avaliação, a reflexão pode reforçar as estratégias eficazes quando as
crianças são solicitadas a reconhecer as estratégias de aprendizagem de sucesso
que elas usaram.
Mielina
A substância gordurosa
que cobre e protege os nervos. A mielina é uma camada de tecido que
reveste os axônios (fibras nervosas). Esta bainha em torno do axônio age
como um isolante, garantindo que o axônio aja como condutor em um sistema
elétrico, e, assim, permite que as mensagens enviadas pelos axônios não sejam
perdidas quando eles viajam para o próximo neurônio. A mielina aumenta a
eficiência da viagem do impulso nervoso e cresce em camadas, em resposta a uma
maior estimulação de uma via neural.
Mielinização
A formação da bainha
de mielina em torno de fibras nervosas.
Circuitos neuronais
Os neurônios se
comunicam uns com os outros, através do envio de mensagens codificadas através
de ligações eletroquímicas. Quando a estimulação de padrões específicos
entre os mesmos grupos de neurônios é repetida, os seus circuitos de ligação
(dendritos) tornam-se mais desenvolvidos e mais acessíveis a estímulos e
respostas eficientes. Este é o lugar onde a prática (estimulação repetida
das conexões neuronais agrupados em circuitos neuronais) resulta em recuperação
mais bem sucedida.
Neurônios
As células
especializadas do cérebro e do sistema nervoso com função de armazenamento,
controle e processamento das informações no interior do cérebro, medula espinal
e nervos. Os neurônios são compostos por um corpo principal da célula, um
único axônio importante para os sinais elétricos de saída e um número variável
de dendritos, para receber a informação codificada em todo o sistema nervoso.
Neuroplasticidade
Refere-se à notável
capacidade do cérebro para alterar a sua organização molecular, da
microarquitetura e funcionamento em resposta a ferimentos ou novas
experiências. A formação de dendritos e a destruição dos neurônios (poda) permitem que
o cérebro possa reformular e reorganizar as redes de conexões em resposta ao
uso aumentado ou diminuído destas vias.
Neurotransmissores
Moléculas (aminoácidos,
aminas ou purinas) do cérebro que são armazenados em vesículas nos neurônios e
que são liberados na fenda sináptica pelos impulsos elétricos que chegam na porção terminal do axônio (terminal
axonal). Uma vez liberado nessa fenda
sináptica, ligam-se a proteínas receptoras localizadas nos dendritos do neurônio seguinte na via. . Essa ligação
do neurotransmissor com o receptor na célula seguinte pode gerar um estímulo elétrico,
propagando o sinal, que assim vai viajando ao longo do próximo nervo. Os
neurotransmissores no cérebro incluem serotonina, o triptofano, a acetilcolina,
dopamina, e outros, que as informações de transporte através das sinapses e
também circulam através do cérebro, bem como hormônios, para influenciar
maiores regiões do cérebro. Quando os neurotransmissores estão esgotados,
pelo excesso de informação que viaja através de um circuito nervoso sem
interrupção, a velocidade de transmissão ao longo do nervo diminui para um
nível menos eficiente.
Numeracia
A capacidade de
raciocinar com números e outros conceitos matemáticos. Conceitos infantis
de número e quantidade contribuem no desenvolvimento da maturação cerebral e
experiência.
Occipital (áreas de processamento
e memória visual)
Esses lobos
posteriores processam a entrada óptica cerebral,
entre outras funções.
Oligodendrócitos
Os oligodendrócitos
são as células gliais que se especializam para formar a bainha de mielina em
torno de muitas projeções dos axônios, no SNC.
Lobos parietais
Lóbulos parietais ( um
em cada lado) processa dados sensoriais do cérebro, entre outras funções.
Padronização
Padronização é o
processo pelo qual o cérebro percebe os dados sensoriais e gera padrões,
relacionando a informação nova com material previamente aprendido ou a
segmentação do material em sistemas padronizados que tenha usado antes. A
educação possibilita o aumento dos
padrões que as crianças podem usar para conhecer, reconhecer e comunicar. Como
a capacidade de ver e trabalhar com padrões se expande, as funções executivas
são reforçadas. Sempre que um novo material é apresentado de modo a que as
crianças possam estabelecer relações, pode gerar uma maior atividade do
neurônio (formação de novas ligações neurais) e atingir padrões mais bem
sucedidos para a memória de armazenamento de longo prazo e de recuperação.
Córtex pré-frontal (de frente,
peças exteriores dos lobos frontais)
O córtex pré-frontal
(CPF) é um cubo de redes neurais com entrada e saída para quase todas as outras
regiões do cérebro. No CPF relacional, as memórias de trabalho ou de curto-prazo podem
ser mentalmente manipuladas e/ ou estimuladas para se tornarem memórias de
longo prazo e as emoções podem ser avaliadas de forma consciente. Quanto
às funções executivas, as redes dirigidas pelo CPF irão responder à entrada,
através dos mais altos níveis de cognição. Estas funções incluem a
avaliação da informação, previsão, ação, consciência emocional e resposta,
organização, análise, classificação, ligação, planejamento. O CPF atuará
priorizando o auto-monitoramento da sequência, a tomada de decisão consciente, a auto-correção, bem como a avaliação,
abstração, dedução, indução, resolução de problemas, focalização da atenção,
sendo capaz de relacionar informações para o planejamento e direcionamento das
ações.
Serotonina
Um neurotransmissor
utilizado para transportar as mensagens entre os neurônios. Muito pouca
serotonina pode ser uma causa de depressão e falta de atenção. A
ramificação dendrítica é reforçada pela serotonina secretado pelo cérebro
predominantemente entre a sexta e oitava hora de sono (REM).
Memória de curto prazo (memória de
trabalho)
Esta memória pode
armazenar e manipular informações para uso no futuro imediato. A
informação só é realizada em memória de trabalho por cerca de um minuto.
Sinapse
A sinapse é a unidade
processadora de sinais do sistema nervoso. Trata-se da estrutura microscópica
de contato entre um neurônio e outra célula (geralmente outro neurônio ou uma
fibra muscular), através da qual se dá a transmissão de mensagens entre as duas.
A fenda sináptica é o local onde os neurotransmissores como a dopamina, são
lançados, transportando as informações em todo o espaço que separa as extensões
do axônio de um neurônio a partir do dendrito que leva para o próximo
neurônio. Antes e depois de atravessar a fenda sináptica como uma mensagem
química, a informação é transportada em um estado elétrico quando se percorre o
nervo.
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Postado por Michel Assali
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