As pesquisas educacionais sobre escolas eficazes, têm apontado algumas características relevantes e passíveis de desenvolvimento em qualquer ambiente escolar, mesmo que tais ambientes venham apresentar diversidades sócio-econômicas. Cruzando a essência de diversas leituras sobre o tema, pudemos selecionar as características de escolas eficazes, apontadas com maior freqüência, permitindo reflexões sobre as ideias, concepções e um diálogo com a realidade.
Das Universidades de Wisconsin, Coimbra, USP, entre outras, diversos artigos e “papers’ tratam do tema, ficando demonstrada a preocupação com a eficácia da escola em diversos países e a preocupação da busca da excelência e da oferta de uma educação de qualidade.
Dentre as características indicadas, destacamos aquelas que estão presentes numa escola de sucesso e que, de forma genérica, apresentam a seguinte compreensão:
Visão – ter uma compreensão comum dos objetivos, princípios e expectativas para todos os que pertencem e integram a comunidade educativa;
Liderança – ter um grupo de indivíduos que se dedicam a apoiar a comunidade educativa e a alcançar essa visão;
Elevados Padrões Acadêmicos – descrever o que os estudantes precisam saber e o que devem ser capazes de fazer;
Competências Sócio-Emocionais – ajudar todos os que pertencem à comunidade educativa a tornarem-se solidários, participativos, produtivos e cidadãos responsáveis;
Parcerias entre Família, Escola e Comunidade – incentivar todos os envolvidos na educação de uma criança para que participem de forma ativa, colaborativa e como parceiros;
Desenvolvimento Profissional (capacitação) – promover oportunidades consistentes e significativas para os adultos (coordenadores, professores e colaboradores) envolvidos no contexto escolar, de modo a que se comprometam com a aprendizagem contínua.
Monitoramento Constante – recolher e analisar os dados acerca dos estudantes, dos programas e do pessoal escolar.
Segundo os especialistas, cabe a cada escola analisar e compreender cada item, procurando adequar sua proposta pedagógica no sentido de desenvolver cada vez mais as características apontadas, utilizando-se da auto avaliação.
Nesse sentido, a possibilidade de êxito no papel social da escola torna-se cada vez maior, à medida que as políticas públicas invistam recursos substanciosos para que os integrantes da comunidade escolar tenham, condição de promover uma educação de qualidade.
Postado por Michel Assali
Das Universidades de Wisconsin, Coimbra, USP, entre outras, diversos artigos e “papers’ tratam do tema, ficando demonstrada a preocupação com a eficácia da escola em diversos países e a preocupação da busca da excelência e da oferta de uma educação de qualidade.
Dentre as características indicadas, destacamos aquelas que estão presentes numa escola de sucesso e que, de forma genérica, apresentam a seguinte compreensão:
Visão – ter uma compreensão comum dos objetivos, princípios e expectativas para todos os que pertencem e integram a comunidade educativa;
Liderança – ter um grupo de indivíduos que se dedicam a apoiar a comunidade educativa e a alcançar essa visão;
Elevados Padrões Acadêmicos – descrever o que os estudantes precisam saber e o que devem ser capazes de fazer;
Competências Sócio-Emocionais – ajudar todos os que pertencem à comunidade educativa a tornarem-se solidários, participativos, produtivos e cidadãos responsáveis;
Parcerias entre Família, Escola e Comunidade – incentivar todos os envolvidos na educação de uma criança para que participem de forma ativa, colaborativa e como parceiros;
Desenvolvimento Profissional (capacitação) – promover oportunidades consistentes e significativas para os adultos (coordenadores, professores e colaboradores) envolvidos no contexto escolar, de modo a que se comprometam com a aprendizagem contínua.
Monitoramento Constante – recolher e analisar os dados acerca dos estudantes, dos programas e do pessoal escolar.
Segundo os especialistas, cabe a cada escola analisar e compreender cada item, procurando adequar sua proposta pedagógica no sentido de desenvolver cada vez mais as características apontadas, utilizando-se da auto avaliação.
Nesse sentido, a possibilidade de êxito no papel social da escola torna-se cada vez maior, à medida que as políticas públicas invistam recursos substanciosos para que os integrantes da comunidade escolar tenham, condição de promover uma educação de qualidade.
Postado por Michel Assali
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