
Atualmente, o assunto liderança é um dos temas mais discutidos nas questões da gestão e merece muita atenção e estudo pelos profissionais que atuam à frente de instituições públicas ou privadas. As novas concepções organizacionais de trabalho, relações interpessoais e produtividade, exigem dos gestores habilidades e competências essenciais de liderança.
Pesquisando sobre o tema, acrescento abaixo, algumas frases colhidas dos “gurus” que escrevem sobre o assunto:
-Liderar é agir com ética, ou seja, pensar no coletivo, dando exemplo de conduta e atitude.
-Liderar é trabalhar pelo desenvolvimento das pessoas como funcionários da empresa e como cidadãos. É construir uma comunidade de pessoas através de valores compartilhados. É criar um espírito de equipe.
-Liderar é alinhar objetivos pessoais com os objetivos profissionais. É criar uma visão, um sonho, e fazer com que as pessoas sigam esse sonho.
-Liderar é comunicar com palavras e, principalmente, COM AÇÕES.
-Liderar é ser agente de transformação. É estar sempre pronto para as mudanças através da avaliação do ambiente e isso requer PLANEJAMENTO;
-Liderar é não esperar pelas mudanças, mas sim criá-las. É Apresentar as mudanças através dos benefícios e das oportunidades.
-Liderar é agir com transparência mesmo que a verdade a ser dita seja dolorosa.
-Liderar é ouvir sem PRÉconceitos o que as pessoas tem a dizer. É ter autoconfiança e não ser e nem parecer arrogante;
-Liderar é aprender, reaprender e voltar a aprender;
-Liderar é não se acomodar. É buscar sempre o novo. É encarar os desafios não como obstáculos, mas sim como oportunidades de aprendizado.
-Liderar é ter humildade para reconhecer que você não tem todas as respostas, mas sabe encontrar as perguntas certas e se apoiar nas pessoas que tem as respostas, independente do cargo que elas ocupam.
-Liderar é encarar o fracasso não como uma derrota, mas sim como um adiamento da vitória.
-Liderar é saber que a direção é mais importante que a velocidade.
-Liderar é ensinar o que se sabe, praticar o que ensina e perguntar o que se ignora.
Deixe seus comentários.
Postado por Michel Assali