Oque é Projeto Mão na Massa?Mão na Massa é um projeto de iniciação científica que articula a realização de experiências, envolvendo o conhecimento científico e o registro destas experiências, com ênfase no domínio da expressão oral e escrita na sala de aula.
Desenvolvido nas séries iniciais do Ensino Fundamental, favorece a construção de habilidades/competências na área de Ciências e as necessárias à expressão oral e escrita do aluno. Contribui, dessa forma, para o processo de alfabetização, para o conhecimento de diferentes linguagens e para a construção de uma consciência cidadã entre os estudantes.
O trabalho do professor é organizado, portanto, com o objetivo de preparar os alunos para a observação de fenômenos, elaboração de hipóteses, idealização de experimentos e verificação prática.
Escola de Tempo Integral: Saúde e qualidade de Vida.
Oficina Curricular de Saúde e Qualidade de Vida
Material de Apoio para o desenvolvimento de atividades
As Oficinas Curriculares constituem espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades diversificadas e dinâmicas e que requeiram uma nova organização do tempo em função dos objetivos que se pretende alcançar.
De acordo com o projeto pedagógico e o seu plano de trabalho, o professor seleciona os materiais e as estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas.
Para facilitar a atuação do professor, sugerimos alguns títulos do PNLD – 2006, com os quais o professor já pode contar para planejar seu trabalho em sua Oficina.
A aproximação dos alunos com as questões relativas à Saúde e Qualidade de Vida e os respectivos saberes, pode ser feita por meio do contato com diferentes gêneros textuais.
A discussão a partir da leitura de textos, sob a perspectiva da promoção da Saúde, da pertinência do conhecimento científico, do desenvolvimento de atitudes adequadas, pode incentivar o aluno a apresentar pensamento crítico;selecionar, ordenar e analisar informações para poder emitir juízos de valor;avaliar alternativas; selecionar ações adequadas em situações ambíguas; oferecer novas fórmulas para a resolução de problemas.
Além disso, a partir da leitura, o professor pode desenvolver atividades que articulem momentos de pesquisa, de dramatização, de elaboração de elaboração de quadros e tabelas, por exemplo.
Dessa forma, o uso de livros não ficcionais pode despertar interesse pela leitura entre os alunos e tornar o aprendizado mais interessante.