EDUCADORES

25 novembro, 2009

Liderança...liderança



Atualmente, o assunto liderança é um dos temas mais discutidos nas questões da gestão e merece muita atenção e estudo pelos profissionais que atuam à frente de instituições públicas ou privadas. As novas concepções organizacionais de trabalho, relações interpessoais e produtividade, exigem dos gestores habilidades e competências essenciais de liderança.

Pesquisando sobre o tema, acrescento abaixo, algumas frases colhidas dos “gurus” que escrevem sobre o assunto:

-Liderar é agir com ética, ou seja, pensar no coletivo, dando exemplo de conduta e atitude.

-Liderar é trabalhar pelo desenvolvimento das pessoas como funcionários da empresa e como cidadãos. É construir uma comunidade de pessoas através de valores compartilhados. É criar um espírito de equipe.

-Liderar é alinhar objetivos pessoais com os objetivos profissionais. É criar uma visão, um sonho, e fazer com que as pessoas sigam esse sonho.

-Liderar é comunicar com palavras e, principalmente, COM AÇÕES.

-Liderar é ser agente de transformação. É estar sempre pronto para as mudanças através da avaliação do ambiente e isso requer PLANEJAMENTO;

-Liderar é não esperar pelas mudanças, mas sim criá-las. É Apresentar as mudanças através dos benefícios e das oportunidades.

-Liderar é agir com transparência mesmo que a verdade a ser dita seja dolorosa.

-Liderar é ouvir sem PRÉconceitos o que as pessoas tem a dizer. É ter autoconfiança e não ser e nem parecer arrogante;

-Liderar é aprender, reaprender e voltar a aprender;

-Liderar é não se acomodar. É buscar sempre o novo. É encarar os desafios não como obstáculos, mas sim como oportunidades de aprendizado.
-Liderar é ter humildade para reconhecer que você não tem todas as respostas, mas sabe encontrar as perguntas certas e se apoiar nas pessoas que tem as respostas, independente do cargo que elas ocupam.

-Liderar é encarar o fracasso não como uma derrota, mas sim como um adiamento da vitória.

-Liderar é saber que a direção é mais importante que a velocidade.

-Liderar é ensinar o que se sabe, praticar o que ensina e perguntar o que se ignora.

Deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

14 novembro, 2009

Indicadores e Gráficos interativos



Pesquisando nas páginas da rede, descobri um site muito interessante para Gestores, Educadores e Professores que lecionam História, Geografia, Sociologia e outros interessados.

Trata-se do site www.gapminder.org. Embora seja todo em inglês, o internauta pode utilizar dos programas de tradução do Google e obter um interessante resultado.

Substituindo os dados dos eixos (abcissa-vertical ou coordenada-horizontal), você pode obter diversos dados e gráficos interessantes de todos os países do planeta. Ao clicar em play, é possível visualizar o evento escolhido ao longo de uma linha de tempo de forma bem dinâmica, permitindo interpretações a respeito de todos os países ou daquele(s) que tiver maior interesse.
O site també apresenta tutoriais e vídeos-exemplo para melhor uso e aplicação.

Testei e achei muito interessante. Valeu a pesquisa.

Visite a página, explore e deixe seus comentários.


Portado por Michel Assali

01 novembro, 2009

Internetês: nova linguagem?



C vc n tah entendendo nd do q tah escrito aki, eh melhor ir c acostumando: a língua surgida na internet invadiu as salas de aula, e o fenômeno é tão forte que especialistas lançam um alerta. Quem precisa se adaptar são os pais e os professores.(Jornal Zero Hora)

Apesar da preocupação dos adultos com o impacto do chamado internetês, que mescla abreviações, ausência de acentuação, símbolos e trocas de letras, o código não representa uma ameaça ao aprendizado da norma culta. Mas nem de longe isso significa que pode ser ignorado. Embora reconheçam que os alunos acostumados às transgressões virtuais acabem escorregando na hora da redação no papel, os pesquisadores acreditam que quem precisa estar atento às novidades são as escolas, que ainda menosprezam a linguagem digital, provocando apatia e desinteresse nos estudantes.

A idéia não é “empobrecer” a língua, mas criar uma forma de contato que possa favorecer uma discussão sobre a escrita junto aos alunos, que poderá se transformar num centro de interesse pela linguagem. E, mais ainda, poderão ser empregados os próprios recursos da Tecnologia da Informação (TI) para aperfeiçoar a comunicação e linguagem através de criação de sites e blogs.


Algumas sugestões que os professores podem fazer:

- Em vez entrar em atrito contra o internetês, o melhor é trazer a discussão sobre as diferentes formas de escrever para dentro da sala de aula

- Mostre disposição em aprender

- Use a internet como aliada: publicar os textos dos alunos em um blog, por exemplo, pode estimulá-los mais a escrever, porque assim mais gente irá ler

- Proponha atividades de reflexão, como pedir que os alunos escrevam textos apenas em linguagem da internet. Depois, peça para eles trocarem as redações entre eles. Todo mundo entendeu o que o colega quis escrever? Depois, peça para eles imaginarem como seria se todos escrevessem desse jeito, e o que poderia acontecer se não houvesse regras de linguagem.

Você tem outras sugestões? Escreva seus comentários.

Postado por Michel Assali

21 outubro, 2009

Dica para professores...


Esta dica é para professores de diversas áreas. Trata-se do site http://breathingearth.net/, que traz um mapa em tempo real com diversos dados interessantes como, emissão de CO2, nascimentos, mortes e outras informações. Para obter dados de um determinado país, basta mover o cursor até a região e observar os resultados.
Experimente clicando em http://breathingearth.net/

Postado por Michel Assali

Sobre a docência...



VERDADES DA PROFISSÃO DE PROFESSOR PELO EDUCADOR PAULO FREIRE

“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”.

Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” Fonte: site pensador

Postado por Michel Assali


13 outubro, 2009

Dia do Professor



Não tenho nada contra os jogos da Copa do Mundo, muito menos da Olimpíada. Penso que isso trará destaque ao nosso país, ao nosso povo.
Porém devo confessar que, se metade dos recursos previstos para a realização de tais eventos fossem devidamente aplicados na educação pública a partir de hoje, com toda certeza seríamos candidatos sérios a campeões de medalhas, além de elevar nossos níveis de SARESP, IDEB, PISA, etc, para patamares de 1º mundo.
Não basta atrair investimentos para tais eventos se não forem criadas possibilidades de atrair (bons) professores para a rede pública, visando à melhoria da qualidade da aprendizagem de nossas crianças e, por consequência, da nossa sociedade.
Gostaria de ver e comemorar junto com nossos governantes, (como aquela foto estampada nos jornais que mostrar a emoção do Presidente da República, do Governador e do Prefeito do Rio) o momento em fosse anunciada essa mudança, que marcará com toda certeza o sinal do grande avanço educacional da nossa história.
Enquanto isso, a Copa, a Olimpíada, a educação... e o Dia do Professor.
Parabéns aos Professores, mestres, persistentes e... heróis, pois ainda acreditam na educação.
Deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

20 setembro, 2009

Lidando com pessoas difíceis


Todo e qualquer ambiente de trabalho, conta com a diversidade de pessoas e (graças a Deus) cada uma com sua personalidade, o que garante nossa aprendizagem sobre os relacionamentos pessoais e interpessoais.

Os agrupamentos permitem que desenvolvamos flexibilidade social para lidarmos as pessoas, aprimorando nossos contatos e melhorando nossa convivência social.

Porém, como nem todas as pessoas são como queremos, cedemos um pouco aqui, toleramos ali, e assim vamos construímos nossas relações familiares, matrimoniais, escolares e profissionais.

Mas, por vezes encontramos pessoas muito difíceis de lidar. O que fazer nesses casos?

Bem, não existem fórmulas específicas para essa questão. Alguns autores escrevem sobre o tema, possibilitando reflexões interessantes que possam contribuir com o desenvolvimento das relações sociais.

Com a proposta de oferecer ferramentas que identificam e amenizam atitudes inflexíveis, o livro Como Lidar com Pessoas Difíceis, de Christina Osborne
da série Sucesso Profissional, da Publifolha, indica ao leitor estratégias de abordagens que viabilizam o relacionamento e incentivam a produtividade entre equipe, resolvendo situações conflitantes.

Leia abaixo trecho do livro (p.72) que apresenta os motivos que tornam as pessoas difíceis.

“PARA ENFRENTAR PESSOAS DIFÍCEIS

É fundamental permanecer calmo, ouvir com atenção e ser positivo. Seja empático com as pessoas difíceis. Talvez estejam sentindo raiva delas mesmas, não de você. Pense nas palavras que vai usar. Pense numa proporção de 80 para 20, na qual você fala só 20% do tempo. Descreva a situação como a vê e pergunte a elas se conseguem notar o problema. Em caso negativo, então você não será capaz de mudar até fazê-las ver que existe um problema. Quando chegarem a um consenso, passe às ações combinadas para corrigir ou mudar a situação.

PARA SE MANTER SEGURO

O confronto pode provocar uma linguagem emocionada ou mesmo a agressão física de uma pessoa difícil. Também causa reação agressiva ou pouco característica em você. Pense em como você provavelmente reagiria se a pressão aumentasse e preveja o que fará. Atente para a política disciplinar de sua empresa e saiba desempenhar o papel de
representante dela. Mantenha-se imparcial e escute. Às vezes, escutar é suficiente para ajudar a pessoa a acalmar e começar a pensar com clareza. Se você não entendeu tudo, faça perguntas em tom não ameaçador. Cuidado para que sua linguagem corporal e sua voz não despertem mais agressão.

COMO CONVENCER AS PESSOAS A AGIR

Ao enfrentar pessoas difíceis, você está lhes dando um retorno que talvez não queiram escutar. Se não quiserem mudar, colocarão problemas e barreiras como desculpas para evitar a mudança. Ouça os problemas e planeje como serão superados no futuro. Mantenha o questionamento até possuir um plano de ação claro. Focalize suas perguntas
para chegar às ações que combinaram entre si, de modo a convencer as pessoas a agir.”

Postado por Michel Assali

07 setembro, 2009

Mundo chato?



Em que mundo estamos vivendo e que mundo queremos deixar para nossos filhos e netos?

Comecei a pensar nessas indagações após algumas reflexões sobre as questões democráticas no que se referem ás máximas proclamadas pela revolução francesa : liberdade, igualdade e fraternidade.

Em nome destes ideais, a sociedade atual tem imposto medidas rigorosas de forma a propalar uma moral idealizada com objetivos de produzir uma homogênea massa de comportamentos, resultando numa liberdade “pasteurizada”.

Mesmo com tanta informação e com a ideia de formar uma pessoa holística, diversas especialidades vem surgindo para nos ensinar a viver, como se isso fora uma coisa difícil. Assistimos então, a difusão do "personal" alguma coisa. Temos o "personal" do corpo, da decoração, das finanças, da viagem, da cozinha, etc, já despontando como gênero de primeira necessidade, como se a própria vida não nos ensinasse nada.

E ainda tem as proibições. Você, caro leitor, já observou o existe de proibições?

Não se pode beber, fumar, comer frituras, tomar café, usar açúcar nem adoçantes. Nem falar alto, rir atoa, dar bronca em criança,

O que não é proibido, é muito bem pago. Paga-se para ver escola de samba, atrás do trio elétrico, estacionar na rua, etc, etc.

O mais interessante é que em nome da liberdade, tudo passou a ser monitorado : nossas ligações e contas telefônicas, contas bancárias, cartões de crédito e débito e uma grande porção de ações que realizamos. Passamos a ser protagonistas de vídeos sem que sejamos consultados pela grande quantidade de câmeras espalhadas em todos os cantos e ambientes da cidade.

Será que tudo isso é para garantir nossa liberdade? Penso que este mundo está ficando chato demais! E o que pior: há chatos demais em todas as instâncias e setores da nossa sociedade.

Faço questão de citar um trecho do artigo-desabafo de Luiz Fernando Pondé no Jornal Folha de São Paulo de 07/09/09. Veja:

“...Esses chatos, montados em suas análises jurídicas, sociológicas e psicológicas, atormentam a família, que fica perdida em meio a uma ciência moralista que tem como uma de suas taras a intenção de provar a incompetência dos homens e das mulheres na labuta com suas crias. Agora esses chatos decidiram que vão mandar nas compras de sucrilhos e nas idas ao McDonald's.
Tomados pelo furor da lei, esses puritanos querem ensinar padre-nosso ao vigário, assumindo que os pais precisam de tutela na hora de comprar comida para seus filhos. Nada de bonequinhos, nada de brindes, apenas embalagens feias como caixotes soviéticos. Daqui a pouco, vão proibir mulheres bonitas nas propagandas e as gotas de cerveja que escorrem por suas saias curtas. Riscarão do mapa carros que desfilam homens charmosos. Uma verdadeira pedagogia do horror como higiene do bem.
O problema com este higienismo é que ele pensa combater em nome da liberdade, mas, na realidade, restringe ainda mais a liberdade, esmagando-a em nome desta senhora horrorosa que se chama "cidadania".

Vale a pena refletir sobre o assunto. Deixe seu comentário.

Postado por Michel Assali

03 setembro, 2009

Apresentações cansativas?



As apresentações em slides viraram uma mania mundial. São utilizadas por diversos profissionais e instituições e inúmeras apresentações, cursos e treinamentos. Até em festas de aniversários, casamentos, etc., lá esta o telão apresentado imagens e textos.

Ocorre que em algumas situações, essa tecnologia mal utilizada aliada a um tema pouco agradável, pode tornar uma apresentação um tanto enfadonha e...cansativa.

O que fazer numa situação assim?

O Potential Blog preparou uma lista de atividades que podem ocupar o seu tempo de forma produtiva nestas ocasiões, sem desrespeitar o palestrante nem os demais membros do público..

Veja como o pessoal do “efetividade.net” sintetizou as dicas do blog:

  • Adiante alguma tarefa: traga consigo material para anotações, juntamente com as referências necessárias e que possam ser consultadas discretamente, e faça a sua agenda andar!
  • Aproveite para planejar: ainda que você não seja adepto de metodologias formais de planejamento, aproveite estes momentos de ócio forçado para registrar listas de atividades, de compras, pendências, relatórios, etc.
  • Leia: se você tiver algum material de leitura interessante e que não seja ostensivamente fora do tema, aproveite! Podem ser apostilas, livros, publicações técnicas, especialmente se forem relacionadas ao tema sendo apresentado. Mas fuja de revistas “comuns” e jornais, a não ser que você queira ofender não apenas o palestrante, como as pessoas que estão prestando atenção na apresentação.
  • Prepare-se para suas próprias apresentações: Reveja os itens que irá mencionar, identifique as características do ambiente e do público, aproveite o tempo livre para estar mais preparado quando chegar a sua vez.
  • Use a tecnologia a seu favor: Se você estiver com um notebook ou palm nas mãos, não preciso explicar as múltiplas maneiras como você pode usá-los para ser produtivo ou se entreter durante uma apresentação desnecessária, mas obrigatória.

Postado por Michel Assali

19 agosto, 2009

Novas ferramentas digitais para professores




Olá, Professores.

O MEC disponibiliza na rede um sites excelente para conhecer aulas, materiais digitais para as aulas, postar e trocar exemplos de aulas e outras possibilidades.
Trata-se do site Portal do Professor, cujo objetivo é o incentivo ao trabalho docente e ao acesso das novas tecnologias visando a melhoria da qualidades das aulas,
É interessante conhecer o site, realizar seu cadastro e explorá-lo ao máximo, tirando um grande profeito e ampliando sua formação docente.
Experimente, clicando aqui.

Postado por Michel Assali
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