Olá, gente...
Inovação é atualmente a demanda mais solicitada tanto nas instituições
públicos quanto nas corporativas e nos mais diversos setores da sociedade, com
ênfase especial na educação. É evidente que a base para qualquer inovação que
se pretenda reside no desenvolvimento da criatividade.
Dessa forma, a importância de construir um ambiente educacional
favorável a promover a criatividade é fundamental dentro da instituição
escolar, seja em ambientes especiais como na própria sala de aula.
Com esta preocupação o designer canadense Bruce Mau, iniciou um
movimento em 1998, selecionando práticas e ações para motivar e liberar a
criatividade. Embora seu objetivo visasse os designers, os conceitos são
válidos para qualquer profissional, inclusive educadores.
Bruce Mau acredita que o Design é uma nova maneira de aumentar a
qualidade do ensino das crianças e assim, gerar inovadores profissionais no futuro.
Ele entende que o poder do design não tem limites, e tem a capacidade de trazer
mudanças positivas em uma escala global.
Com muitos adeptos a ideia, Mau elaborou um manifesto que recebeu o
nome de “Manifesto Incompleto”, por ter o objetivo de ser um movimento contínuo
e construído de forma colaborativa.
Segue abaixo, uma seleção de interessantes afirmativas contidas no
Manifesto Incompleto que favorecem nossa reflexão a respeito do assunto e sobre
nosso trabalho.
• Permita-se mudar com os acontecimentos:
Você tem que estar disposto a crescer. Crescimento é diferente de algo
que acontece com você. Você pode produzi-lo. Você vive isso. Para um
crescimento significativo, é preciso estar aberto para experimentar eventos e a
vontade de ser mudado por eles.
• Esqueça o bom:
Bom é uma quantidade conhecida.
Bom é o que todos nós concordamos. Precisamos, na verdade do ótimo, da
excelência.
• O crescimento não é necessariamente o bom:
Crescimento é uma exploração constante. Se você já se contentar com um
bom, você nunca vai ter um crescimento real.
• Não deixe de lado os erros acidentais:
A resposta errada é a resposta certa em busca de uma questão diferente.
Colecione respostas erradas como parte do processo. Faça perguntas diferentes.
Valorize os detalhes.
• Colabore:
O espaço entre pessoas trabalhando juntas é cheio de conflitos,
atritos, alegria, prazer e vasto potencial criativo. Permita-se a colaborar
sempre.
• Fique acordado até tarde:
Coisas estranhas acontecem quando você vai longe demais, trabalhou
muito duro e depois, se vê separado do resto do mundo.
• Pense com a sua mente:
Esqueça a tecnologia. Criatividade não é dependente desse recurso. Toda
mudança começa conosco e não com os recursos. A tecnologia é apenas recurso a
ser disponibilizado para o que nós vamos planejar.
• Processo é mais importante que resultado: Quando o resultado guia o
processo, nós somente iremos para onde já estivemos e pode levar a
procrastinação. Se o processo guia o resultado, nós podemos não saber para onde
estamos indo, mas saberemos que queremos estar lá.
• Ame seus experimentos:
Prazer é a engrenagem do crescimento. Explore a liberdade de moldar seu
trabalho como lindos experimentos, interações, tentativas, provas e erros. Olhe
para a longa vista e permita a si mesmo a diversão da falha todos os dias.
• Fique a deriva:
Permita a si mesmo vagar sem rumo. Explore as adjacências. Não faça
julgamentos. Adie críticas.
• Continue se movendo:
A sociedade, o mercado e suas
operações têm a tendência de reforçar o sucesso. Resista. Permita que a falha e
a migração sejam partes de sua prática.
• Não entre em premiações:
Simplesmente não faça isso. Não caia na armadilha da competição. Não é
bom para você.
Não é mais possível admitir que, em pleno século XXI, uma empresa ou
instituição escolar que almeja o sucesso não tenha como lema a inovação. Mas é
preciso combinar o princípio da inovação com o principio do processo criativo
e, junto com outras ações estruturantes, manterem-se competitivas.
Lembrando que inovar é o passo final de um longo caminho difícil, ousado
e de enfrentamento de mudanças, requerendo persistência, disciplina e
determinação por parte de todas as pessoas e de todos os setores. É possível!
Lembre-se que do século XXI, já se passaram 16% e, inovações na
educação até agora, nadinha de nada.
Já pensou a respeito disso? Manifeste sua opinião! Deixe seus
comentários!
Postado por Michel Assali