Olá, gente...
Considerando o último bimestre ou trimestre letivo como o momento
síntese das aprendizagens do planejamento, oportunidade em que muitas escolas
realizam mostras, conclusões de curso e outras atividades, encaminho abaixo,
uma sugestão de rubrica para avaliar atividades realizadas pelos alunos, tanto
no formato individual e melhor ainda, para trabalhos coletivos.
A rubrica tem origem na webquest (atividade online) e nada mais é que
quadro com um conjunto de critérios para habilidades e competências previamente
discutidos e apresentados aos alunos.
Tais aspectos são organizados pelo professor ou professores das áreas
envolvidas na atividade envolvendo até sugestões dos alunos, conforme os
objetivos do conteúdo, disciplina ou níveis de ensino.
A rubrica pode ser utilizada com alunos de todas as idades e se
constitui num excelente instrumento para mensurar habilidades e competências
(saber, fazer, conviver, atitudes, valores), exigindo para tanto que sejam:
- identificadas as habilidades e competências a avaliar;
- considerados os aspectos relevantes da atividade;
- claramente explícitos os critérios de referência para cada nível
escolhido.
Observe a sugestão de modelo abaixo que construí e utilizei.
SUGESTÃO DE RUBRICA
ESCOLA / COLÉGIO
.............................................................................................................
Profº ...................................................................
Disciplina / Área .......................................
Projeto / Atividade:
.......................................................................................
Nota: ...........................
Pergunta(s) de condução
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(Descrever
a(s) questão(ões) mobilizadora(s) e norteadora(s) da pesquisa, do problema ou
do tema a ser tratado.)
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Descrição da atividade
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(Descrever
o que e o como os alunos irão realizar a atividade.)
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Formato da apresentação
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(Detalhar
a apresentação, introdução, conteúdo base, conclusão, bibliografia, etc.)
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Cuidados e posturas
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(Forma
de apresentar, vocabulário, roupas, tecnologias, tempo, etc.)
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(Critérios:
tratados com os colegas professores e sê possível, com os alunos.)
Conteúdo
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Insatisfatório
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Proficiente
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Avançado
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Descritores / critérios
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● O conteúdo não é explicado.
● Explicou o conteúdo, mas para fora do contexto.
● Explicou o conteúdo, mas de forma incorreta.
● Explicou o conteúdo, mas em uma maneira
simplista e superficial
● Descreveu sem análise.
● Explicou, mas apenas em uma limitada forma,
roteirizado e decorado.
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● Explicou conteúdo contextualizando o conteúdo
ou a apresentação.
● Explicou o conteúdo em profundidade e em
detalhes.
● Explicou o conteúdo de forma clara.
● Explicou de forma analítica.
● Fundamentou a explicação com dados e provas.
● Respondeu às perguntas de forma a demonstrar
conhecimento e confiança do conteúdo.
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● Explicou o conteúdo completamente.
● Justificou totalmente sua explicação.
● Explicou de uma forma contextualizada e ampliou
relacionando o conteúdo com outras áreas de conhecimento.
● Respondeu às perguntas de uma forma a
demonstrar flexibilidade, novos contextos e aplicações do conteúdo.
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Normas / regras
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Descrever
o conteúdo base a ser explorado, subsidiando com bibliografia sugerida.
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Pontuação
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0
a 5,9
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6
a 7,9
|
8
a 10
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Convém ressaltar que trata-se de uma sugestão de modelo e critérios
podendo ser perfeitamente adaptáveis para as situações de acordo com o
planejamento de cada professor, área ou disciplina de estudo.
Para tanto, existem rubricas de diversos modelos para as mais diversas
situações de aprendizagem que você pode garimpar na internet e adaptar ao seu
trabalho.
Pesquise sobre o tema e construa a sua.
Aproveite, também para compartilhar e enviar seus comentários.
Postado por Michel Assali