Olá, gente...
A resolução de problemas no
processo de aprendizagem é uma tarefa cognitiva de sucesso que envolve diversas
habilidades como a compreensão de um texto ou enunciado, o planejamento e a
execução da atividade ou experimento e a avaliação de uma situação baseada em
critérios.
Segundo estudiosos da
neurociência, as atividades educativas planejadas com a intenção de provocar a
curiosidade e o desafio dos estudantes, além de eficaz produz maior prazer no
processo do aprender e no desenvolvimento cognitivo do aluno.
Para o cientista cognitivo Daniel
Willinghanm é muito importante que os problemas escolhidos para isso tenham um
nível de dificuldade adequado e recompensador. Caso sejam muito fáceis ou muito
difíceis, não trarão os efeitos desejados, pois não passarão aos alunos a
vontade, o querer e o efeito do sucesso.
Veja por exemplo, o mundo dos
jogos (games), onde o jogador está constantemente motivado a cada etapa ou
nível de dificuldade e o prazer do mesmo na superação de cada etapa.
Essa ideia relaciona-se diretamente
ao conceito do desenvolvimento proximal
elaborado, por Lev Vygotsky, ao se referir como a distância entre o
desenvolvimento real (solução independente de um problema) e o nível de
desenvolvimento potencial (solução de problemas com a mediação do professor),
permitindo assim uma sequência de etapas de superação e sucessos gradativos.
Vale ressaltar aqui que “sucesso”
ou “bem sucedido” não tem a ver com a ideia superficial de elogiar o aluno,
visando apenas elevar sua autoestima, mas ao incentivo de que as etapas sejam
realizadas com ênfase na progressão de cada momento de aprendizagem.
Quando os alunos encontram um valor
positivo em uma meta ou atividade e percebem o apoio de seu ambiente, esperam
ser bem sucedidos em alcançar um resultado desejado e a serem fortemente
motivados a aprender.
O problema é que para muitos
estudantes a escola não propicia as condições de vivências para experiências
bem sucedidas, pois o grande foco ainda incide sobre desempenho em provas
regulamentares, notas e médias, levando ao parecer de que os alunos da escola
atual são desmotivados, mas ao contrário não são.
Cabe, portanto, discutir e repensar
os conceitos de aprendizagem e metodologias de ensino mais adequados para uma
escola destinada à meninada do século 21, que por sinal já foram consumidos do
mesmo mais de 15% do tempo.
Pense melhor sobre o assunto e
encaminhe seus comentários.
Postado por Michel Assali