Olá, gente...
Por que é que alguns professores pensam que dar feedback deve ser sempre
negativo e corretivo achando que essa é a única maneira que leva um aluno vai
aprender?
A primeira vez que tentei falar para a classe foi na aula de História
sobre a Grécia Antiga, lá na 6ª série do ginásio (fundamental). Sabia tudo
sobre os gregos da Ilha de Creta, da mitologia do Minotauro e outros detalhes
dos cretenses, devido ao interesse sobre esse capítulo. O professor havia
pedido esse estudo como tarefa de casa da semana anterior.
Ao iniciar a aula o professor solicitou voluntários que
quisessem apresentar o tema sobre Creta. Ninguém levantou a mão. Antes que o
professor mudasse de assunto, timidamente levantei a mão e fui chamado à frente
da sala. Logo, o pânico tomou conta do meu ser e por alguns segundos não sabia
como começar o assunto, fazer a introdução. Eu sabia tudo, porém faltava um
“empurrãozinho”, para iniciar o assunto, seja do professor ou colegas. E isso
durou alguns segundos enquanto a mente procurava uma forma de não fazer “feio”.
Ao que professor diz: “Você não sabe. Vá sentar!”
Voltei para minha carteira, desanimado, chateado, com aquilo na ponta
da língua e nunca mais querendo falar à frente de pessoas.
A única coisa que eu aprendi com a minha experiência na 6ª série foi
que falar em público, não importa o quanto eu tenha me preparado, estará sempre
fadado a um desastre.
Como professore, é essencial que o processo contemple realizar
feedback durante a experiência da aprendizagem e cada vez mais em espaços e
tempos mais curtos, não apenas ao final de um bimestre, trimestre ou semestre,
ao que chamamos isso de avaliação contínua.
Assim, o que é exatamente um feedback?
O feedback é qualquer resposta de um professor em relação ao desempenho
ou comportamento de um aluno. Pode ser verbal, escrita ou gestual. O
objetivo do feedback no processo de aprendizagem é melhorar desempenho de um
aluno definitivamente e não engessar suas habilidades. O objetivo final do
feedback é proporcionar aos alunos desenvolver uma habilidade ou atitude em
“saber fazer”.
Considerando a diversidade e os estilos de aprendizagem dos alunos,
muitas vezes é preciso ir além de um instrumento único e uniforme de coleta de
dados sobre a aprendizagem. É fundamental que para o professor que por vezes
aprofunde suas técnicas de obter dados sobre a real aprendizagem.
Um feedback predominantemente negativo,pode reduzir a motivação e
desencorajar esforços de superação de desempenhos.
Como na minha experiência, a única coisa que eu sabia é que eu odiava
falar em público e eu gostaria de fazer todo o possível para sair dela. Como
professor, a maior parte do tempo, é fácil e encorajador dar feedback positivo.
Um professor tem a responsabilidade fundamental para nutrir a
aprendizagem do aluno e para fornecer feedback de modo que o aluno não fique
com a sensação de deixar a sala de aula derrotado.
Aqui você vai encontrar algumas ideias e técnicas sobre como dar
feedback eficaz que vai deixar seus alunos com a sensação de que podem
conquistar o mundo.
1. O feedback deve ser educativo por natureza.
Dar feedback significa dar aos estudantes uma explicação sobre o que
estão fazendo corretamente e de forma incorreta. No entanto, o foco do
feedback deve basear-se essencialmente sobre o que os alunos estão fazendo correta. É
mais produtivo para a aprendizagem de um aluno quando eles são fornecidos com
uma explicação e exemplo para o que é preciso e impreciso sobre seu trabalho.
Um modelo interessante é o conceito de um "sanduíche" para
guiar o seu feedback: Elogio, correção e elogio.
2. As informações devem ser dadas em tempo hábil e imediato.
Quando o feedback é dado imediatamente após a atividade ou prova, o
aluno responde positivamente e se lembra da experiência sobre o que está sendo
aprendido de forma confiante. Se esperar muito tempo para dar feedback, o
momento estará perdido pois será mais difícil ao aluno relacionar a correção
com a ação.
3. Seja sensível às necessidades individuais do aluno.
É vital que devemos levar em consideração cada aluno individualmente ao
dar feedback. Em nossas salas de aula prepondera a diversidade de
alunos. Para elevar níveis superiores de desempenho, alguns estudantes
precisam de um “empurrãozinho”; outros precisam de acompanhamento, outros,
estímulos motivadores, elevação da
autoestima, etc. Tarefa que exigirá do professor habilidades em equilibrar
objetivos de aprendizagem com os sentimentos e níveis de desempenho adequados para cada aluno.
4. Dê a sua opinião para manter os alunos nos objetivos da realização
das atividades.
Regulares acompanhamentos com os alunos permite que eles saibam onde
estão em sala de aula e com você. Utilize dos quatro perguntas dos para
orientar o seu feedback.
5. Realizar momentos de atendimentos individuais.
Realizar atendimento individuai com um aluno é um dos meios mais
eficazes de oferecer feedback. O aluno virá ansioso mais atento e
disponível para fazer as perguntas necessárias. A audiência individual deve
ser de modo geral otimista, pois isso irá incentivar o aluno a olhar em frente
para a próxima reunião.
Como em todos os aspectos de ensino, esta estratégia requer uma boa
gestão do tempo. Tente encontrar-se com um estudante, enquanto os outros
alunos estão trabalhando de forma independente. O tempo para essas
reuniões com alunos não devem ser longas, no máximo 10 minutos.
6. O feedback pode ser verbal, gestuais ou por escrito.
Certifique-se de manter atenção a “medir suas palavras” e,
principalmente, às suas “caras e bocas”. É imperativo que nós examinemos
os nossos sinais gestuais. As expressões faciais e gestos são também meios
de fornecer feedback. Isto significa que quando você devolver a atividade,
trabalho, prova, etc., o melhor é não fazer nenhuma caretas.
7. Faça com que os alunos tomem nota.
Habitue os alunos a tomarem nota de aspectos que você menciona durante
o feedbacl. Durante uma conferência durante um teste, papel ou um general
'check in', têm o aluno fazer a escrita enquanto você fazer a falar. O
aluno pode usar um caderno para anotar as notas que você forneça o feedback
verbal.
8. "Eu observei que ...".
Faça um esforço para observar um comportamento, nova habilidade
ou o esforço do aluno ao realizar uma tarefa. Por exemplo; "Eu
notei que quando você realiza tal atividade você tem acertado aqui e não
aqui...” "Observei que você chegou a tempo para a aula toda esta
semana."
Esse reconhecimento, além de fortalecer a confiança na relação com o
aluno, favorece a influência positiva para elevação da autoestima e melhoria do
desempenho acadêmico.
9. Faça elogios realistas.
Os alunos são rápidos para descobrir quais os professores usam o elogio
sem sentido para conseguir a aprovação. Se você está constantemente
dizendo a seus alunos "bom trabalho" ou "Bom trabalho", em
seguida, ao longo do tempo, essas palavras se tornam sem sentido.
Se você está animado com os recentes comportamentos de um aluno que
avança nas atividades, mantenha os incentivos e elogios.
Comunicar o coordenador, diretor e até a família sobre o real desempenho,
tema mais impacto que a própria nota. Comentários e sugestões dentro de feedback
genuíno também deve ser focado, prático e com base numa avaliação de que o
aluno pode fazer e é capaz de atingir.
Você mais sugestões? Encaminhe para compartilhar!
Postado por Michel Assali