EDUCADORES

21 outubro, 2014

Análise SWOT - Ferramenta de gestão


Olá, gente...

Sabemos que a Gestão Educacional teve origem na Administração Geral e, à medida que os conhecimentos da Filosofia, Sociologia e Psicologia evoluíram, seus impactos afetaram sensivelmente a Pedagogia, a educação e a visão do processo ensino-aprendizagem.
Porém, alguns conhecimentos da Administração podem e até devem ser utilizados e adaptados para a Gestão Educacional visando a avaliação institucional e a tomada de decisão.

Uma das ferramentas muito interessantes para a gestão é a Análise do SWOT.
A Análise SWOT não tem um criador definido, mas muitos acreditam que ela tenha sido desenvolvida na década de 1960, por professores da Universidade Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Portanto, como qualquer outra ferramenta considerada clássica na administração, a Análise SWOT também foi pensada considerando o contexto da grande empresa e, posteriormente, passou a ser adotada também em outras situações, como em empresas de menor porte e em instituições educacionais.



Ferramenta para tomada de decisão e formulação de estratégia sendo a base para a elaboração do planejamento estratégico a Análise SWOT usa uma planilha para coletar informações de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo à instituição.

“Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos e nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”  (Sun Tzu)

Significados envolvidos:

- Strengths (forças) - vantagens internas da instituição em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do serviço ou produto oferecido, bons controles e acompanhamentos internos, organização financeira, etc;

- Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da instituição em relação às concorrentes. Ex.: altos custos dos serviços ou produção, imagem ruim na comunidade, instalações inadequadas ou obsoletas, nome ou marca fraca, etc;

- Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da instituição. Ex.: mudanças nos hábitos da clientela ou comunidade, concorrência fraca, etc;

- Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da instituição. Ex.: novas instituições instaladas na região, perda de profissionais importantes, etc.

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Encaminhe acessando o quadro "recados rápidos" ao lado direito da página.

Postado por Michel Assali


14 outubro, 2014

Feliz Dia do Professor!


Olá, gente...
Dia do Professor. Pensei na data...
Penso no papel, na importância, no trabalho, na reflexão, no fazer e no ser docente no mundo de hoje.
Ser professor é privilégio de poucos.
Por quê?
Porque professor é um ser...

Sublime, por ser repleto de paixão:
Intenso, por ocupar parte do trabalho além do horário;
Necessário, por que a sociedade não tem substitutos para seu trabalho;
Dedicado, por se faz necessário à profissão;
Lógico, porque precede de trabalho científico;
Imenso, pois seu trabalho não pode ser medido por técnicas convencionais;
Fundamental, por que não se compara à nenhuma das tecnologias;
Paciente, por lidar com relações humanas e seus conflitos;
Digno, pela nobreza ímpar de seu trabalho;
Eterno, por continuar sua vida na mente dos aprendizes;
Divino, por inspirar o coração de seus alunos.

Parabéns professores e professoras pelo seu dia.
Feliz Dia do Professor!


Postado por Michel Assali

13 outubro, 2014

Princípio de Pareto


Olá, gente...

Um tema curioso relacionado com a gestão, que tem sido utilizado em análise e solução de problemas em instituições, é o diagrama de Pareto.

O diagrama foi criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no século XIX, é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e constitui-se num gráfico que é utilizado para identificar quais os itens ou causas que devem ser sanadas e são responsáveis pela maioria dos problemas ou perdas. Trata-se de uma ferramenta muito simples e tem sua aplicação nas mais diversas áreas de gestão, inclusive em instituições educacionais.

Como Surgiu?
Pareto teria observado que 80% das terras na Itália pertenciam a 20% da população, mais tarde J. M. Juran que é um dos mais renomados teóricos do gerenciamento da qualidade teve importantes contribuições no desenvolvimento do método, batizando o fenômeno de “Principio de Pareto” baseando-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, como foi dito por Juran “poucas são vitais, a maioria é trivial”.

Hoje em dia o principio de Pareto é muito utilizado nas organizações para lidar com problemas internos como qualidade dos produtos, melhoria de processos, analise de falhas, avaliação de custos, analise de acidentes, gestão da manutenção, controle de vendas, rendimento escolar e etc. O método de Pareto também é conhecido como “Lei dos 20-80” ou “Curva ABC” e de forma determinística diz que na maioria dos eventos, 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos.

Exemplo da aplicação do conceito
- No trânsito 80% dos acidentes fatais ocorrem com jovens entre 19 e 30 anos;
- Em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões;
- Estudos mostram que 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio;
- Mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas;
- Menos de 20% das celebridades dominam mais de 80% da mídia;
- Em livrarias de USA 80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores.
- Em educação, 80% de situações problemas decorrem de 20% de situações de gestão mal planejadas.

O Diagrama de Pareto tem como objetivo identificar quais causas que devem ser “atacadas” primeiro ou as que surtirão melhores resultados, no entanto, devem ser verificadas diversas classificações até a construção do diagrama final e problemas ou causas muito complexas devem ser estratificadas a fim de garantir a eficácia do método.

Encaminhe seus comentários!

Postado por Michel Assali


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