EDUCADORES

11 dezembro, 2013

Liderança digital


Olá, gente...
Com a sociedade cada vez mais dependente da tecnologia recai sobre as lideranças educacionais aproveitar o poder das tecnologias digitais para a criação de culturas escolares relevantes, transparentes, significativas, envolventes e inspiradoras. 
Nesse sentido, cabe às lideranças a iniciativa para uma preparação de um ambiente favorável que permita ampliar o sentimento de orgulho junto à comunidade, no sentido de promover acolhida e implantação de projetos inovadores que envolvam a utilização de novas tecnologias na educação.
Para tanto, há a necessidade de inovar também a forma de exercer a liderança para essa nova cultura, exigindo vencer a insegurança e o receio das mudanças e incorporar conhecimentos que possam superar medos e equívocos que frequentemente acompanham esses momentos.
Para isso é preciso exercer a auto-avaliação e colocar sobre a mesa os medos e equívocos forçando-os a passar por análise crítica, seleção e incorporação de inovações. Vencida essa etapa de superação, os líderes podem dar início um plano de trabalho para o uso efetivo da tecnologia para visando melhorar a inúmeras facetas da liderança, ficando o desafio do como quando e onde começar. 
A liderança digital, jamais deve ser centrada apenas nas aquisições de ferramentas ou dispositivos sofisticados mobilizando um orçamento farto.  O foco principal da liderança  digital deverá ser direcionado para a formação de uma mentalidade estratégica de forma a obter o melhor aproveitamento dos recursos na transformação de uma nova cultura escolar que possa impactar qualitativamente o ensino.
Trata-se da construção de uma nova liderança cujos resultados trarão mudanças na cultura escolar, fazendo-se repercutir nos currículos, programas, comportamentos e práticas modificando e inovando os espaços e tempos do ambiente escolar.
A liderança digital requer, portanto, uma mudança no estilo de liderança, ou seja, na forma de gerir diretrizes, capacitação, apoio e acolhimento, como elementos indispensáveis para uma mudança progressiva e sustentável.
Pense sobre o assunto e encaminhe seus comentários.

Postado por Michel Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...