Olá, gente...
Encaminho para compartilhar 6 técnicas que podem ser feitas despertar a curiosidade nos alunos. São sugestões que podem se aplicadas diretamente na sala de aula e provocar grande mobilização da meninada.
Vamos lá...
1. Revisitar velhas questões
Por mais “curioso” que
pareça, as curiosidades mais simples dos alunos, decorrem de questões antigas
que nunca foram totalmente respondidas, ou que não foi feita nenhuma tentativa
de responder.
É claro que qualquer
questão que se preze nunca será totalmente respondida e muitas das respostas às
questões antigas surgem ao longo de nosso crescimento e desenvolvimento.
É muito comum termos
dificuldades em entender determinados assuntos que nos parecem muito difíceis
quando crianças e, depois, quando maiores ou adultos, nos são muito claros e
perfeitamente compreendidos.
Logicamente, a idade
funciona também como algum limitador para muitos dos problemas que surgem em
nossa vida escolar, sendo superados de forma gradativa ao longo da vida.
Portanto, uma das
formas de provocar o surgimento da curiosidade no aluno é resgatar velhas
questões, por mais simples que sejam.
Estratégias para ação: Rever perguntas sobre velhos assuntos antigos, publicados
em diversas mídias antigas, ou questões sobre histórias e lendas urbanas,
charadas, adivinhos, mágicas, etc.
2. Promova a ambição ou o querer no aluno
Ambição é diferente de
ganância. Ambição aqui se refere ao interesse, ao querer. O querer saber! O querer precede a
curiosidade. Certamente já ouvimos a
frase “A escola pode levar o aluno até a fonte do conhecimento. Porém, ele bebe
da fonte se quiser”.
É nesse contexto que a atitude do professor precisa estar
presente, ou seja, provocar a vontade de “beber na fonte”. Ou seja, o professor
precisa produzir situações para que essa vontade, o querer, ou a ambição,
apareçam no processo de ensino. Portanto o professor precisa planejar situações
de aprendizagem que “salguem” a água da fonte e produzam a vontade, ambição e a
curiosidade.
A ambição é o que nos
torna humanos, e seu irmão gêmeo é a curiosidade.
Estratégias para ação: Produção de desafios, aprendizagem baseada em projetos,
ou aprendizagem baseada em problemas, utilizando a mediação, tutoria ou
monitoria.
3. Jogos
Os jogos individuais
ou coletivos mobilizam o aluno colocando-o em situação interessante de ambição
e curiosidade. Além de oportunizar posturas de aprendizagem enfatizam a
compreensão da construção de objetivos e metas a atingir, bem como a superação
de dificuldades a enfrentar. Independentemente do tipo de jogo, seja carta,
tabuleiro, realidade virtual, ou demais tecnologias, os jogos permitem
desenvolver a utilização e importância de regras que podem ou não ser
construídas e com certeza, fielmente seguidas pelos participantes. Os jogos
promovem a concentração, despertam a curiosidade e o interesse, além de
promovem ações colaborativas.
Estratégia para ação: Gamefication ou
aprendizagem baseada em jogos (games)
O desafio para pequenos
grupos ( 2 a
3 alunos), além de promover interações, valorizando as relações e o trabalho
colaborativo, transmite maior segurança na solução de problemas e desafios. Em
equipes pequenas, voz e voto além de visíveis, são de extrema importância para
desenvolvimento de posturas seguras e passíveis de exposição a seus pares. As
curiosidades podem se melhor compartilhadas e potencializar a aprendizagem dos
alunos permitindo sua auto avaliação.
Agrupamento não é
necessariamente colaboração. Para
acionar a colaboração, e, assim, a curiosidade, os alunos devem ter uma
verdadeira necessidade de um outro recurso, idéia, perspectiva, ou qualquer
outra coisa de outra forma não imediatamente disponível para eles. Porque eles precisam de algo, e não
simplesmente para terminar uma tarefa, mas para atingir o objetivo que
estabeleceram para si próprios.
Estratégia para ação: Atividades desafiadoras para o grupo com ênfase na
pesquisa, organização dos dados, registros e apresentação de idéias ou soluções
mediadas e supervisionadas pelo professor.
5. Uso de diversificado ou imprevisível
conteúdo
A atualidade é repleta
de diversidades que podem ser agregadas ao conteúdo programático,
potencializando situações de curiosidade com impactos na aprendizagem. Novos
temas, novos projetos, novos jogos, novos romances, novos poetas, novos
experimentos, novas coisas para pensar, etc, são fatores excepcionais para a
despertar a curiosidade.
Estratégia para ação: Proponha aos alunos um estudo e pesquisa sobre assuntos
recentes divulgados pelas mídias que ainda não constam na programação dos
livros didáticos. Desafie os alunos a
apresentar problemas para a sala, mesmo que ainda não possuam uma solução ou
respostas para o mesmo em qualquer área de conhecimento. Promova uma gincana de
soluções. Na pior das hipóteses você tem alunos envolvidos, e uma chance real
de curiosidade.
6. Para essa técnica conto com sua contribuição. Encaminhe
para compartilhar outra forma de provocar a curiosidade nos alunos.
Portanto, deixe suas sugestões ou comentários!
Postado por Michel Assali
Portanto, deixe suas sugestões ou comentários!
Postado por Michel Assali