Olá, gente...
Dentre os diversos instrumentos de avaliação, considero a Rubrica ou chave de critérios um excelente recurso para professores utilizarem ao avaliar, principalmente, trabalhos em grupos.
Além de envolver os integrantes do grupo como protagonistas na sua construção, os critérios quando definidos ficam explícitos a todos os envolvidos incluindo os pais nesse processo, dando transparência e redução de reclamações após a emissão de seus resultados.
Veja abaixo um exemplo que eu mesmo experimentei e funcionou perfeitamente com adolescentes.
Exemplo de instrumento de avaliação para
atividades dos alunos
COLÉGIO / ESCOLA: ...........
Disciplina: .......... Professor(a)
(es).: ......................
Trabalho / atividade: (nome
da atividade / trabalho)
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:
Pontuação
(a critério)
|
0,5-fraco
|
1,0-regular
|
1,5-bom
|
2,0-ótimo
|
pontos
|
Introdução
|
Sem informação acerca do conteúdo
do tema.
|
Com pouca informação acerca do
conteúdo do tema.
|
Com relativa informação do conteúdo
do tema.
|
Com introdução concisa e clara.
|
|
Pesquisa
|
Não responde a nenhuma das questões
do tema.
|
Responde apenas a algumas questões
propostas pelo tema.
|
Responde às questões principais do
tema e inclui outros fatos interessantes.
|
Responde a todas as questões do
tema e apresenta fatos interessantes.
|
|
Sequência
|
Não seqüencial e pouca organização.
|
Alguma organização porém, seqüência
confusa.
|
Há uma organização seqüencial;
alguns itens confusos.
|
Apresenta organização e seqüência
de forma clara e lógica.
|
|
Informação
|
Apresenta informação incorreta e
insuficiente.
|
Apresenta informação reduzida ou
irrelevante.
|
Apresenta alguma informação, a
maioria relevante.
|
Apresenta bastante informação, toda
ela relevante.
|
|
Estética, ortografia
e tempo.
|
Mau aspecto; erros freqüentes; não
cumpriu os prazos.
|
Legível, mau aspecto, alguns erros,
entrega fora de prazo.
|
Bom aspecto, sem ilustrações,
pouquíssimos erros, sem atrasos.
|
Legível, bom aspecto, ilustrações
pertinentes, sem erros, entrega no prazo determinado.
|
CRONOGRAMA DE ENTREGA
E APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS:
- Trabalho escrito: até o dia .............
- Aula-show (apresentações): Grupo(s).................
data:......................
Esse tipo
de instrumento de avaliação é denominado de RUBRICA ou Chave de Critérios.
Relaciona-se
com a concepção de avaliação centrada no aluno.
A rubrica é
entregue aos alunos durante o encaminhamento do trabalho a ser realizado. Todos
os critérios são previamente estabelecidos com a participação do aluno (ou
grupo)
Experimente!
Postado por Michel Assali